Masterchef

Luma ganha vaga no MasterChef e diz ter pimenta de estimação: “Levo na bolsa”

A mineira de 24 anos foi a primeira participante a ganhar o avental da 10ª temporada do MasterChef Brasil, após servir uma saborosa lasanha; veja entrevista exclusiva

Aline Naomi e Stefani Sousa

Luma ganha primeiro avental da 10ª temporada do MasterChef
Luma ganha primeiro avental da 10ª temporada do MasterChef
Melissa Haidar/Band

Primeira participante a ganhar o avental da 10ª temporada do MasterChef Brasil, Luma faz jus à fama de que o mineiro é calmo. Com tranquilidade, a jovem de 24 anos, nascida em Pará de Minas (MG), responde às perguntas do Band.com.br e explica a razão pela qual decidiu participar do programa. Parte da responsabilidade de estar entre os 18 competidores da edição ela atribui aos amigos, que, em suas palavras, “bateram o pé” para que a inscrição fosse feita.

Como dizem por aí: juntou a fome com a vontade de comer e Luma, que já era apaixonada por cozinhar, topou o desafio. “O que me motivou a vir foi testar meus conhecimentos mesmo. Ver se tudo que eu aprendi gostando de gastronomia desde criança vou conseguir colocar à prova”, explica. 

O amor da competidora pelo universo culinário é tão grande que ela tem até uma pimenta de estimação, que leva para todos os cantos. “É uma coisa que meus amigos me zoam, né? Mas eu ando com uma pimenta na bolsa pra colocar na minha comida. Quando estou comendo algo sem graça, coloco ela [...] é uma pimenta mexicana, como até com manga, com melancia. É estranho, mas eu gosto”, brinca ao revelar o segredo. 

Vivendo da arte  

Morando em Belo Horizonte com a madrinha Simone e as primas Maria e Aline, a participante se mudou para a capital mineira para cursar design gráfico. No paralelo, trabalhava como artista visual, criando murais, e como tatuadora. “Aí quando começou a pandemia, eu tranquei a faculdade e nunca mais voltei”, relembra. “Eu viajo muito trabalhando, então preferi continuar porque estava dando certo.” 

Quando em casa, Luma aproveita para explorar sua criatividade no comando das panelas. No dia a dia, ela costuma preparar receitas para os amigos e parentes. Ela conta também que sua madrinha cozinha muito bem e que uma de suas primas inclusive é chef. Na vida da competidora, a culinária é quase uma herança familiar.  

Ganhadora da primeira vaga da 10ª temporada, com uma lasanha, ela diz que não esperava pelo resultado. “Ninguém tinha noção do que ia acontecer ainda”, comenta. “Foi um alívio com loucura, tipo, sério que sou eu?”, revela entusiasmada, ainda sem ter tido tempo para processar tudo o que viveu. 

No jogo, Luma acredita que uma de suas vantagens é justamente ser uma pessoa calma. “Acho que ali, na hora, eu consigo fazer tudo funcionar bem. A calma me ajuda”, analisa. Isso também irá ajudá-la a não criar tantos inimigos na dinâmica. “Estou fazendo muitos amigos aqui dentro, então acho que não vai ter muita intriga por enquanto. Não da minha parte, pelo menos”, garante.  

O sonho, a partir de agora, é juntar todos os universos que fazem de Luma completa. “Gosto muito do meu trabalho, e o que eu mais queria era conseguir juntar o mundo da arte e o mundo da gastronomia. Não sei como ainda, mas eu quero fazer isso com certeza e inventar alguma coisa”, finaliza. Boa sorte!