Masterchef

Leonardo diz que teve ajuda divina para entrar no MasterChef após 6 tentativas

Advogado, Leonardo é o primeiro cearense a participar de uma temporada de amadores do MasterChef Brasil; veja entrevista exclusiva

Aline Naomi e Stefani Sousa

Leonardo foi surpreendido com um avental extra e garantiu sua vaga no MasterChef
Leonardo foi surpreendido com um avental extra e garantiu sua vaga no MasterChef
Melissa Haidar/Band

Emoção no MasterChef! Leonardo, de 32 anos, não esperava que os jurados quebrassem o protocolo e dessem três aventais ao invés de dois no embate com galinhada que foi ao ar nesta terça-feira (16). Ao lado de Danilo e Dielen, o advogado cearense subiu ao mezanino e garantiu uma das últimas vagas na 10ª temporada do talent show. “Já estava triste, de cabeça baixa, a lágrima já escorrendo aqui”, recorda o participante em entrevista ao Band.com.br.  

Nascido em Fortaleza, onde mora com a esposa, Vilma, Leonardo viveu a maior parte da vida em Quixeramobim, no interior do Ceará. Ele começou a se aventurar na cozinha por necessidade: a mãe, servidora pública, viajava muito a trabalho e costumava deixar pratos preparados para o filho. “Não queria mais só comer aquela comida congelada”, relembra. “Eu queria comer algo diferente e, quando a minha mãe chegasse [em casa], também queria que ela comesse algo diferente.” 

Para o advogado e produtor rural, a necessidade de cozinhar se tornou uma forma de praticar o afeto. “Eu sempre quis agradar, sempre quis servir, então para mim a cozinha não é só fazer comida, é uma forma de tentar abraçar alguém, de demonstrar meu carinho para a pessoa”, descreve.  

Foi seguindo o coração que o cearense garantiu o avental. Com uma galinhada diferente das demais, ele apresentou um pirão acompanhando o prato e foi contra todas as recomendações do mezanino. “Mas quando eu provei o pirão, eu pensei: ‘Se fosse para eu comer só esse pirão, eu comeria’. Aí eu decidi que tinha que colocar. Arrisquei porque eu ouvi meu coração. Ainda bem que eu estava certo." Ainda bem! 

O ano da virada de Leonardo 

Essa intuição, inclusive, conta com uma ajuda divina. Além de ser muito religioso, Leonardo acredita que, após muito esforço, 2023 é o ano certo para entrar no programa e largou até o emprego para se dedicar por completo ao talent show. “Já tentei entrar no MasterChef seis vezes", confessa. “Eu tenho muita ligação com o meu avô, pai da minha mãe, e neste ano [2023] ele faria 100 anos, e eu venho sentido dentro de mim que este é um ano de muita mudança na minha vida.” 

Leonardo enumera outras coincidências com o avô, José: ele nasceu no dia 23 de outubro de 1923 às 23h e faleceu no dia 23 de maio de 2000. Seu nome completo também tem 23 letras. “Eu sinto que ele sempre está no meu caminho, ele sempre está me ajudando”, confessa o participante, que também carrega uma medalha de São Bento para lhe dar sorte.  

Primeiro cearense na temporada de amadores do MasterChef, Leonardo diz que deseja marcar a história do programa e das pessoas que passarem por ele. “Quero poder, de alguma forma, somar na vida das pessoas”, explica. “Eu sou o primeiro cearense a participar [da temporada de amadores], e não quero ser só o primeiro, eu quero ser o cearense do MasterChef.” Boa sorte!