Masterchef

Merengue com suspiro caseiro e muito morango: aprenda receita digna do Masterchef

Da Redação, com MasterChef 04/03/2021 • 10:48 - Atualizado em 04/03/2021 • 12:42
Merengue é a combinação de morango, chantilly e suspiro
Merengue é a combinação de morango, chantilly e suspiro
Arquivo/Band

Muitos pratos maravilhosos já passaram pela cozinha do MasterChef e encantaram os jurados ao longo dos anos. Nesta quinta-feira, 4, dia oficial de #TBT, chegou a vez de relembrar como fazer a receita de merengue da Raissa Ribeiro, que participou da segunda temporada do programa, versão profissionais, em 2017. Anote como preparar a sobremesa, que leva suspiro caseiro, muito morango e chantilly.

Ingredientes:
Clara de ovo 
Açúcar
Creme de leite fresco 
Morango 
Essência de baunilha
Chantilly

Modo de preparo:
Em banho maria, coloque o açúcar refinado e as claras. Misture com o fouet e cozinhe até todos os grãos derreterem. Para que a mistura fique pasteurizada e segura para o consumo, observe a temperatura e desligue o fogo quando atingir 60°C (ou, se colocada entre os dedos, a clara não tiver mais grãos).  

Leve tudo à batedeira, em velocidade baixa e vá aumentando conforme a clara for ficando montada. Quando o merengue estiver brilhante e consistente, adicione o açúcar de confeiteiro e a essência de baunilha. Bata por alguns minutos, pare, raspe bem a lateral, para que tudo se incorpore, e bata novamente. 

Com o merengue pronto, utilize um saco de confeiteiro para, em uma forma preparada com tapetinho de silicone ou papel manteiga, fazer pequenos suspiros. Leve ao forno em temperatura mínima, deixe a porta semiaberta e mantenha no calor por cerca de 40 minutos.

Em um copo, forre o fundo com os suspiros e, em seguida, adicione o chantilly. Acrescente morangos (misturados com açúcar de confeiteiro, essência de baunilha e folhinhas de manjericão) e repita as camadas. Finalize com o chantilly e a calda de morangos. 

  • Da Redação
  • com MasterChef