Masterchef

O que é baião de dois? Rodrigo Oliveira ensina receita no MasterChef

Os cozinheiros amadores do MasterChef terão que reproduzir uma versão de baião de dois no episódio desta terça-feira (30)

Da Redação

A dupla arroz e feijão é a base da alimentação cotidiana do brasileiro. Por isso, é inevitável que haja variações dessa combinação tão querida e nutritiva. Uma delas é o baião de dois, um prato típico da culinária nordestina. Ele será um dos protagonistas no episódio desta terça-feira (30) do MasterChef, em que os cozinheiros amadores terão que fazer uma versão da receita para os chefs Erick Jacquin, Helena Rizzo e Rodrigo Oliveira

Rodrigo, inclusive, será responsável por dar uma aula sobre o tema aos participantes. Em seu restaurante, o Mocotó, na Zona Norte da capital paulista, o prato é um dos carros-chefes ao lado de outras receitas típicas, como o caldo de mocotó e os famosos dadinhos de tapioca. Ao Band.com.br, ele explica que o baião de dois pode ser feito de muitas formas dependendo da região e do cozinheiro.  

Na versão servida no Mocotó, o baião de dois é feito com arroz agulhinha e feijão fradinho, mas é possível combinar outros tipos de grãos, como o arroz parabolizado ou o feijão de corda. A receita popular ainda pode levar bacon, carne de sol ou carne seca, calabresa e queijo coalho. Em geral, também se adiciona ervas e especiarias como pimenta dedo-de-moça, pimenta de cheiro, cebolinha, coentro e salsa. 

O nome do baião de dois faz referência ao baião, um estilo de música e dança típico do nordeste brasileiro. O “dois” remete justamente à combinação do arroz com o feijão. A expressão ficou ainda mais popular com a música “Baião de Dois”, de Luiz Gonzaga, em que o cantor diz: “Vou juntar feijão de corda numa panela de arroz.”  

Uma boa ideia de receita para comer enquanto assiste ao MasterChef, porque a fome com certeza vai bater! E para seguir o passo a passo do próprio Rodrigo basta conferir os ingredientes e modo de preparo no Band Receitas. Clique aqui e saiba fazer o baião de dois do Mocotó