Masterchef

Ex-MasterChef, Estefano conta qual é seu maior sonho: "Sei que vou realizar"

Participante da 1ª temporada do MasterChef e do MasterChef - A Revanche, Estefano também fala sobre ser uma inspiração para os fãs; confira entrevista exclusiva

Por Aline Naomi

Estefano dá aulas, participa de programas na TV e mantém um buffet com a esposa
Estefano dá aulas, participa de programas na TV e mantém um buffet com a esposa
Reprodução/Instagram
Topo

Faz quase dez anos desde que Estefano Zaquini fez sua primeira aparição na TV brasileira como um cozinheiro amador do MasterChef Brasil. Desde então, o ex-participante abraçou todas as oportunidades que teve na gastronomia e, atualmente, segue aparecendo nas telas, mas agora como um chef de cozinha.  

"É muito doido!", exclama Estefano em entrevista exclusiva ao Band.com.br. "Há dez anos, eu sequer imaginava que isso poderia acontecer na minha vida." Para ele, entrar no programa já foi uma vitória: "[O MasterChef] era uma realidade muito distante. Eu cresci em uma comunidade em Santo André, então estar na TV foi algo incrível." 

Uma coisa não mudou nessa última década desde que participou do talent show: o carinho dos fãs. "É difícil eu sair na rua e ninguém falar comigo sobre o MasterChef", conta o cozinheiro. E isso está longe de ser um problema: "Eu me sinto muito privilegiado por ter tido a oportunidade de viver tudo isso." 

Do MasterChef para o Brasil 

De origem humilde, Estefano se tornou uma inspiração para várias pessoas que se identificam com a sua trajetória. Muitas delas, inclusive, sequer sabiam que podiam fazer da cozinha o seu ganha-pão, mas superaram obstáculos para fazer isso.  

"Uma das minhas primeiras receitas depois que eu saí do MasterChef, na TV, foi um alfajor. E tem uma seguidora minha que viu essa receita e, hoje, ela tem uma loja especializada em alfajores", conta emocionado. "As pessoas se inspiraram na minha história, viram que não tinham barreiras e que eram capazes, e estão aí correndo atrás dos seus sonhos." 

Estefano abraça o papel que desempenha na vida de tanta gente, mas entende o peso dele. "É uma responsabilidade muito grande", pontua o chef. "Eu sou uma pessoa que não me permito errar, porque tem muitos olhos em cima de mim." 

Ao mesmo tempo, Estefano entende que ser um exemplo faz com que ele deixe sua marca no mundo. "Ser essa inspiração para as pessoas significa, para mim, deixar um legado positivo. Deixar um legado de que eu consegui, através de uma palavra, de uma receita ou de uma história, mudar a vida de alguém", comemora.  

Mantendo um sonho vivo 

Engana-se quem acredita que Estefano não tem mais planos para sua carreira. "Eu acho que uma pessoa sem sonhos é uma pessoa que já desistiu da vida", diz. O seu maior desejo, no momento, é ter seu próprio programa de culinária na televisão: "Meu sonho é levar a culinária acessível a todas as pessoas, e eu sei que vou realizar." 

Enquanto isso não se concretiza, Estefano segue no corre, participando como chef convidado de programas da TV e cozinhando em seu buffet, que serve eventos de pequeno e grande porte. Ele toca os negócios ao lado de sua esposa, Raysna, com quem é casado há dois anos. "Graças a Deus eu achei uma companheira que me ajuda muito", elogia.  

Conselho de MasterChef 

Todas essas conquistas foram possíveis porque, anos atrás, Estefano decidiu encarar o desafio de estar no MasterChef. Por isso, ele aconselha, sem hesitar, que as pessoas se inscrevam no programa. "Às vezes, a gente pode pensar que é difícil, que não vai conseguir, mas sem dificuldade, o gosto da vitória não é tão legal", afirma o chef.  

Estefano participou de duas temporadas do programa e, mesmo não levando os troféus das edições, sabe que é um campeão. "'Ah, mas e se eu não for vencedor?' Já vai ser por estar lá", analisa o ex-participante.  

Quer mostrar seus talentos culinários para todo o Brasil e ter a chance de mudar de vida? Inscreva-se no MasterChef 2024! Você pode se candidatar para ser um participante da temporada com cozinheiros amadores ou profissionais. Clique aqui e saiba mais! 

Tópicos relacionados