Masterchef - Notícias

Rafaela é a primeira eliminada do MasterChef 2024: "Psicológico me abalou"

Baiana deixou a 11ª temporada do programa após preparar cuscuz paulista que, segundo os jurados, parecia uma farofa

Por Aline Naomi

Rafaela foi a primeira eliminada da 11ª temporada do MasterChef Brasil. No episódio desta terça-feira (11), a baiana teve que fazer um cuscuz paulista para escapar da eliminação. Por ser um prato muito diferente do cuscuz com o qual está acostumada, a cozinheira se atrapalhou nos sabores e desagradou os jurados.  

"É muito frustrante ir embora no primeiro episódio porque a sensação que eu tenho é que eu não consegui mostrar nem um terço de tudo que eu sei cozinhar", desabafa a empresária em entrevista exclusiva ao Band.com.br. "O psicológico foi um fator que me abalou." 

A competidora abre o coração e diz que a saudade de casa já estava grande. "A gente que vem para o MasterChef se afasta da família desde as primeiras etapas, então tem um tempo que eu não a vejo", conta. "Eu vim em busca do meu sonho, mas com o coração lá." 

"Foi a vontade de Deus" 

Não foi um dia de sorte para Rafaela. Na primeira prova, em que encarou o leilão de proteínas, a cozinheira amadora foi destaque negativo com ancho e caiu direto na eliminação, sem chance de se salvar no desafio de pressão e ir ao mezanino. No confronto final, ela teve que encarar um prato quase desconhecido:  

Eu nunca comi o cuscuz paulista, eu nunca fiz, não sabia a textura. O que eu conhecia era muito raso, de uma revista de culinária

No improviso, pensou em fazer uma releitura baiana do prato: "O cuscuz, no Nordeste, é muito forte, e eu achei que tudo bem eu trazer um pouco da minha raiz." 

Rafaela mudou de ideia após a visita de Henrique Fogaça em sua bancada. Ainda assim, o resultado não agradou os chefs. "Tudo separado estava muito gostoso, mas não tinha uma identidade, um norte", descreve. "No final, eu achei que ficou muito bonito, mas não é beleza, é sabor e, segundo os chefs, estava uma confusão." 

Religiosa, Rafaela acredita que há um motivo maior para que esteja saindo da disputa logo no começo. "Entendo que foi a vontade de Deus", afirma. "Eu não fico me questionando para saber onde foi que eu errei. Eu não tenho nada a questionar."  

Ela diz que, mesmo com o resultado, não se arrepende de ter participado do MasterChef. "Quem está do outro lado não faz ideia", pontua. "A gente, enquanto telespectador, recebe uma hora de programa e acha lindo, mas é muita coisa. São muitos detalhes, e eu não imaginava que era tão intenso." 

Rafaela fala também sobre seus planos após a eliminação. "Quero voltar para casa, ver minha família e voltar para a minha rotina de mãe, de nutricionista, de empresária e, mais para frente, ver as oportunidades que vão aparecer", diz. "O que Deus preparar para mim, eu vou, eu estou pronta." Boa sorte! 

Saiba o que aconteceu no 3º episódio do MasterChef 2024 

Primeira prova: leilão 

Foi dada a largada na disputa pelo troféu da 11ª temporada do MasterChef! 12 participantes entraram na cozinha para encarar a primeira prova: um leilão de ingredientes. Para arrematar uma das 12 proteínas disponíveis, os competidores tiveram que abrir mão de alguns dos 20 ingredientes que possuíam nas bancadas. 

Você deve estar se perguntando: "Mas, ao todo, não são 23 competidores?". Acontece que eles foram divididos em dois grupos e um não sabe da existência do outro. Por enquanto, esse é o nosso segredo, ok? 

Campeã da prova, Andréia foi a primeira concorrente a ganhar um pin dourado. Pietro, Lucas e Juan foram destaques positivos. Já Larissa, Vitor, Jefferson e Rafaela tiveram avaliações ruins e foram direto para a eliminação. 

Gabriela Paveloski, Laura, Renata, Thaissa e Vitor ficaram na média. Andreia escolheu Laura para mandar direto para eliminação e os demais cozinheiros enfrentaram uma prova de pressão valendo mezanino. Thaissa se deu bem ao fazer um brigadeiro elogiado e escapou da eliminação.  

Amado por uns, odiado por muitos 

Na eliminação, o desafio foi preparar um prato que alguns amam, mas muitos odeiam: o cuscuz paulista. Para ajudar os jurados na missão de avaliar as receitas, o MasterChef convidou uma pessoa que adora polêmica: Blogueirinha.  

Gabriela venceu a prova, enquanto Renata foi destaque positivo. Jefferson e Larissa ficaram entre os destaques negativos, mas o pior desempenho foi o de Rafaela, que foi a primeira a deixar a disputa do MasterChef em 2024.  

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais