Masterchef

Wilson é eliminado do MasterChef e declara torcida para o rival Diego

Cozinheiro do Rio de Janeiro enfrentou prova de eliminação com ingredientes brasileiros; receita foi elogiada, mas não garantiu vaga na final da 4ª temporada

Stefani Sousa

Emocionante, a semifinal do MasterChef Profissionais teve gosto de final. No oitavo episódio da 4ª temporada, a rivalidade entre os cozinheiros Wilson e Diego chegou ao fim com a eliminação do chef de cozinha carioca. Com Thalyta no mezanino, a dupla disputou a segunda vaga do último episódio em uma prova com ingredientes brasileiros.  

Ao término de 1 hora, os dois competidores entregaram pratos elogiados. O trabalho de Wilson traduziu, de acordo com os jurados, a essência do cozinheiro. Emocionado, ele abraçou o rival, falou do filho, Arthur, e não poupou lágrimas ao explicar como o programa o empoderou na profissão.  

Mais tarde, em entrevista ao Band.com.br, o carioca declarou apoio ao adversário e falou do alto nível da disputa de encerramento da temporada na próxima terça-feira (8). 

“Pelo conhecimento, estou na torcida pelo Diego, acho que ele vai fazer uma prova muito boa. Também não dá para subestimar a Thalyta, que vem fazendo receitas incríveis e está cheia de gás”, analisou.  

O momento da virada... 

Apesar dos anos de carreira, foi no MasterChef a primeira vez que Wilson assumiu uma posição de protagonismo na gastronomia. "Sempre reproduzi receitas de outros chefs, fiz restaurantes e marcas brilharem. Amo o meu trabalho, mas acabou que não tive a oportunidade de construir a minha identidade pessoal na área”.  

Por este motivo ele diz que se encontrou no programa. “Essa identidade era algo que faltava muito na minha gastronomia. Aqui, tive uma sequência de trabalhos em que consegui me conhecer. A competição não serviu somente para me testar”, reflete.  

Ao longo do processo, o participante duvidou da capacidade dele na cozinha. No sétimo episódio, chegou a dizer que não se via na final e também foi apontado pelos colegas como o elo mais fraco entre os cozinheiros que restavam na competição. O momento foi crucial para que ele parasse de duvidar de si mesmo já que, no mesmo dia, venceu a prova do macaron e garantiu a primeira vaga do top 3.  

“Chegar na semifinal fazendo um doce que eu só tinha feito uma vez na vida, há mais de 10 anos, foi demais. Ainda quebrei a maldição das torres do MasterChef. Foi quando entendi que não era sorte. Eu realmente cresci na competição, ganhei provas, mostrei talento. Fiquei entre os melhores do Brasil e isso é uma coisa muito louvável.” 

Vem aí! 

Wilson se inscreveu no talent show a pedido do filho. Por causa dele, o cozinheiro espera mudar de vida e está aberto ao que o futuro o reserva. “Ainda está tudo muito incerto, mas sinto que será promissor. Tô muito feliz com o trabalho que fiz. O programa é uma porta incrível para a gastronomia”, celebra.  

E embora não saiba quais caminhos traçar, o chef não descarta ter um espaço pra chamar de seu em algum momento. “Acho que todo cozinheiro tem aquele sonho de comandar seu próprio restaurante, né? Mas isso requer tempo e dinheiro. Por enquanto, o meu projeto é agarrar as oportunidades que aparecerem.” É assim que se diz! 

Enquanto o dia do empreendimento próprio não chega, para encontrá-lo, basta visitar o Hotel Nacional, no Rio de Janeiro. Lá, o chef comanda o café da manhã e o almoço.  

O que rolou na semifinal do MasterChef Profissionais 


Começo do fim  

Na noite de formação da final, os cozinheiros enfrentaram a prova “surf and turf”, gastronomia que mescla proteínas do mar e da terra. Cada um recebeu duas caixas misteriosas com os ingredientes, fez mercado em três minutos e teve ainda uma hora para cozinhar.  

Tem gaúcha no último episódio 


Thalyta foi a vencedora do desafio e recebeu elogios dos jurados. Erick Jacquin garantiu que ela fez a melhor fusão entre ingredientes. A cozinheira garantiu vaga na final no dia de seu aniversário e ganhou até parabéns da chef Helena Rizzo, que cantou para ela.  

Duelo épico 


Diego e Wilson finalmente se enfrentaram na última prova antes da final. A dupla protagonizou o desafio dos ingredientes brasileiros e a competição foi acirrada ao longo de uma hora. Ao término, os dois se abraçaram e vibraram muito.  

Wilson foi eliminado e Diego está na final, que vai ao ar na próxima terça-feira (8), às 22h45, na tela da Band, no Band.com.br e no aplicativo Band Play.