Entretenimento

O que fazer quando o cachorro desenvolve gravidez psicológica? Manu Karsten responde

Segundo Manu Karsten, colunista da BandNews FM, dar um bichinho de pelúcia para a cadela cuidar só vai alimentar a situação; saiba o que fazer abaixo:

Manu Karsten, com BandNews FM 09/08/2021 • 15:08
O que fazer quando o cachorro desenvolve gravidez psicológica? Manu Karsten responde
O que fazer quando o cachorro desenvolve gravidez psicológica? Manu Karsten responde
Envato Elements

A Rose Ribeiro, nossa ouvinte, me escreveu dizendo que todas as vezes que sua cachorrinha entra no cio, tem gravidez psicológica. “Ela fica muito estranha Manu, chorando, se escondendo... Você acha certo dar um bichinho de pelúcia para ela cuidar?”

Rose, minha amiga, um superconselho que eu te dou, de verdade, como veterinária e amiga, é: castre a sua pequena imediatamente! Cadelas que desenvolvem pseudociese (que é a gravidez psicológica) tem maior probabilidade de desenvolver doenças, tais como piometra (infecção uterina), tumores e mastites (inflamação dos tecidos da mama). Sem falar que a pseudociese é muito sofrida para as cadelas. Elas ficam desesperadas, choram e procuram a gente, enfim, é uma situação realmente muito chata de lidar.

Eu não recomendo de jeito nenhum você dar um bichinho de pelúcia, porque vai acabar alimentando essa situação, aumentando o período em que ela vai se comportar dessa maneira. O que você deve fazer, na verdade, é tirar qualquer tipo de brinquedo, ou bichinho ou meia que ela esteja “adotando” como filhote. Tire de perto dela e aumente os exercícios físicos. Faça com que ela se distraia, brinque, passeie, justamente para que ela se esqueça disso.

Leve-a, também, ao seu veterinário para ele avaliar se há a necessidade de entrar com algum tipo de medicação, tá?! Às vezes, as cadelas produzem até leite, então a gente precisa entrar com uma medicação para inibir a produção. Por fim, voltando ao conselho inicial: castre ela! 

Participe também da nossa coluna enviando a sua dúvida para eobicho@bandnews.com.br, ou então pelo Instagram: @manukarsten. OUÇA MAIS COLUNAS DA MANU KARSTEN NA RÁDIO BANDNEWS FM.