Esportes

Atletas relembram narrações de Luciano do Valle que marcaram suas carreiras

Seja no futebol, no vôlei, no boxe ou no basquete, Luciano do Valle criou ídolos e ajudou a popularizar o esporte no Brasil

Da Redação

No dia em que marca 10 anos sem uma das vozes mais marcantes da narração esportiva, atletas comentaram a importância das narrações de Luciano do Valle em suas vidas.

“Aquele gol ele é bonito, mas ganhou vida, história com narração do Luciano do Valle”, disse o ex-jogador Edílson, pentacampeão com a Seleção Brasileira, sobre o seu gol contra o Real Madrid no Mundial de Clubes de 2000.

A rainha Marta, que tem mais de 290 gols em sua carreira, fala sobre um em especial, o quarto do Brasil contra os Estados Unidos, pela semifinal da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2007.

"Muita gente fala que foi o gol mais bonito que fiz na carreira. Não é gol em si, mas sim narração dele, porque ele colocou tanta emoção”, comenta Marta ao relembrar o lance.

Ter uma jogada narrada por Luciano era tão emocionante que virou um privilégio e motivo de ciúmes, como conta Hortência sobre lances narrados por Do Valle da parceira “Magic” Paula.

“Nós tínhamos uma birra. Mas que ele era puxa-saco da Paula, ele era”, brinca Hortência, rainha do basquete brasileiro.

Com um talento inato para narrar e enxergar o que ninguém via fez com que Luciano Do Valle popularizasse diversos esportes no Brasil, como a sinuca, o boxe, o basquete, o vôlei e tantas outras modalidades, além da arte de criar ídolos.

"Foi ali que o Brasil começou a conhecer a outra face do esporte e não só o Futebol. Foi através do Luciano do Valle que o povo começou a conhecer a gente”, afirmou Hortência.

“Se nós não tivéssemos encontrado o Luciano em nossas vidas, acho que nada disso estaria acontecendo hoje e o voleibol não estaria no patamar que está, não teria vencido medalhas de ouro”, conta Zé Roberto, treinador campeão olímpico com a seleção masculina em Barcelona 1992 e bicampeão com a feminina, em Pequim 2008 e Londres 2012.

E não foi só na cabine de transmissão e com grandes ideias para alavancar o esporte que Luciano do Valle se destacou. O narrador também criou a Seleção Brasileira de Masters, com a disputa da Copa Pelé, torneio amistoso com seleções nacionais formadas por ex-craques do futebol mundial.

No dia 19 de abril de 2014, Luciano do Valle nos deixou fazendo o que mais amava - se preparando para mais uma de suas transmissões de um jogo de futebol na tela da Band – e deixou um grande vazio no esporte brasileiro.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais