Esportes

Abner Teixeira relembra início da carreira e a diferença entre lutador e atleta

Boxeador está classificado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024

Da Redação

O boxeador Abner Teixeira, da equipe olímpica brasileira, participou do programa Conexão Paris, que foi ao ar na terça-feira (23), no Bandplay e no canal do Esporte na Band no YouTube, e falou sobre o início da sua carreira e a decisão de se tornar um atleta de alto rendimento.

Abner contou que decidiu se tornar um atleta de alto rendimento na adolescência, entre os 14 e 16 anos, em Sorocaba, por meio do projeto social “Boxe: uma luz para o futuro”, da Liga Sorocabana de Boxe & Artes Marciais (Lisoboxe).  

"Esse começo foi muito importante para eu saber o que eu queria da minha vida. Porque, na época, não era muito claro para mim viver do esporte. Ser um atleta de alto rendimento não parecia uma opção para mim”, disse Abner para o Conexão Paris.

“Esses anos foram de muita competição, viajar muito. A gente pega uma rotina. Nem se compara a uma rotina de seleção brasileira, mas lá em Sorocaba o professor já incentivava a gente a se comportar como um atleta de alto rendimento”, completou o boxeador.

Abner ainda explicou o que diferencia um lutador de um atleta de profissional de alto rendimento e que só chegou no patamar em que está hoje por conta dos anos em que se preparou em Sorocaba.

“A diferença de um atleta e um lutador é que um lutador só luta, e um atleta engloba muitas outras coisas. Alimentação, descanso, atitudes e tudo mais. E o meu professor sempre colocou isso para a gente ser atleta e não lutador. Se eu cheguei a ser o atleta que eu sou hoje, foi por esses anos em Sorocaba, pegando experiência com o grupo, atletas mais velhos, participar de competições grandes. Essa época foi muito importante para eu saber que realmente queria fazer isso", afirmou Abner Teixeira.

Classificado para Paris 2024, Abner conquistou a medalha de prata no “World Boxing Cup: USA International”, no último dia 22 de abril, na categoria até 92kg.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais