Com direito a chuva e caos, Lando Norris crava a pole da corrida Sprint na China

Britânico chegou a ter volta da pole deletada pela FIA, que acabou reistaurando tempo que garantiu a pole após revisão; entenda o porquê!

Temporada 2024 de Fórmula 1
Xangai
GP da China de Fórmula 1 - classificação sprint
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Em uma classificação caótica marcada por chuva e voltas deletadas, Lando Norris fez o melhor tempo para garantir a pole da corrida Sprint no GP da China, na madrugada desta sexta-feira. 

E o resultado foi marcado pela incerteza da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que chegou a deletar a volta da pole do piloto da McLaren por uma saída de pista na volta anterior à volta da pole (que em alguns circuitos invalida a volta seguinte), mas reavaliou em seguida e decidiu reintegrar o tempo de Norris. 

Lando terá a companhia de Lewis Hamilton em uma primeira fila 100% britânica no grid de largada da Sprint, marcada para às 00h (horário de Brasília) de sábado. O atual líder do campeonato, Max Verstappen, larga em quarto. 

 

Veja o grid de largada da corrida Sprint da China

Entenda por que Lando Norris manteve a pole da Sprint da China

 

O piloto da McLaren saiu da pista na volta anterior à volta da pole. Em alguns circuitos, isso invalida também a volta seguinte. Contudo, para isso acontecer, é preciso que esteja discriminado nas notas da direção de prova do GP em questão. Só que não foi o caso do GP da China. E foi por isso que a volta da pole de Norris valeu.

 

Condições adversas embaralham grid de largada da Sprint na China

A classificação para a corrida Sprint começou com a pista úmida. Mas não demorou muito para que as condições piorassem com a chegada da chuva. Charles Leclerc chegou a escapar, sair da pista e bater no muro. Contudo, por sorte os danos na Ferrari do monegasco foram mínimos. 

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Antes da chuva cair, o treino classificatório chegou a ser interrompido pela segunda vez no dia por causa de um princípio de incêndio no gramado que fica ao lado da pista - cenário que já havia acontecido mais cedo no treino livre e que teve como causa provável as fagulhas que saem dos carros.

Com a pista secando na parte final da classificação, o SQ3, os tempos começaram a cair rapidamente, com vários pilotos se revezando na ponta de cima da tabela. Pérez chegou a liderar, Alonso chegou a liderar e Hamilton também foi um dos pilotos que teve a pole provisória. Só que o melhor tempo foi de Lando Norris, que, após uma escapada, chegou a ter a volta deletada, mas viu a mesma volta ser reintegrada após a FIA mudar de ideia. 

Destaque também para o piloto da casa, Guanyu Zhou, que garantiu um lugar no SQ3 e vai largar em décimo na Sprint, para a alegria da torcida presente, que foi vibrando conforme o chinês avançava pelas sessões da classificação.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Os pilotos retornam à pista de Xangai às 00h deste sábado para a disputa da corrida Sprint. E logo depois, às 4h, tem a classificação para a corrida principal. Todos os horários são de Brasília. 

Tempo Real

  • Vamos acompanhar em tempo real tudo sobre GP da China de Fórmula 1 - classificação sprint

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.