Max Verstappen confirmou o favoritismo e liderou o treino livre do GP dos Estados Unidos, nesta sexta-feira (20). A etapa em Austin é a 18ª da temporada 2023 da Fórmula 1.
Usando pneus duros, o tricampeão registrou a marca de 1:35.912 e levou a melhor sobre a concorrência. Charles Leclerc, da Ferrari, foi o segundo colocado a 0.156 do holandês da Red Bull, mesmo usando pneus macios na melhor volta.
Lewis Hamilton chegou a brigar pela liderança, mas terminou em terceiro com a Mercedes. Também pela Red Bull, Sergio Pérez foi o quarto colocado. Entre as principais equipes, George Russell (Mercedes) foi o sexto, enquanto Carlos Sainz (Ferrari) foi o oitavo.
A Haas surpreendeu, com dois carros no Top 10: Kevin Magnussen terminou em quinto, enquanto Nico Hulkenberg conquistou o nono lugar. Completando as dez primeiras posições, Alexander Albon (Williams) foi o sétimo, com Pierre Gasly (Alpine) em décimo.
A McLaren, embalada por bons resultados, brigou pela liderança, mas terminou em posições discretas: Lando Norris foi o 15º, com Oscar Piastri em 19º. Na Aston Martin, Fernando Alonso foi o 18º, enquanto Lance Stroll teve problemas de freios e terminou com a 20ª colocação.
Os pilotos voltam à pista ainda nesta sexta para a qualificação da corrida do domingo (22). A atividade tem início às 18h e conta com transmissão gratuita no site da Band e em Bandplay.
Ao vivo nas plataformas da Band, a F1 2023 tem narração de Sergio Maurício, comentários de Ricardo Molina e Felipe Giaffone e reportagem de Tiago Fagnani.
Confira como foi a sessão: