Fórmula 1

Brasil, 50 anos de Emoção: Band exibe documentário com a história da F1 no país

Documentário relembra trajetória da categoria em pistas brasileiras desde 1972; veja como assistir

Da redação

A temporada de 2022 marcou os 50 anos de corridas de Fórmula 1 no Brasil. E para celebrar um aniversário tão especial, o fã da categoria ganha um presente no fim do ano: o filme Brasil, 50 anos de Emoção, que a Band exibe neste final de semana.

A obra é uma parceria da Band com a WN Produções, a PRH9 Produções e a Marc Films, e resgata a história da F1 no Brasil desde 1972, quando o país recebeu pela primeira uma prova extraoficial. A partir de 1973, os autódromos brasileiros entrariam de vez no calendário da mais importante categoria do automobilismo mundial.

E para contar uma história tão importante, nada melhor que uma lista de convidados de peso. O filme traz documentários de Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Rubens Barrichello, Felipe Massa, Wilsinho Fittipaldi, Christian Fittipaldi, Nelsinho Piquet, Ingo Hoffmann, Alex Dias Ribeiro, Raul Boesel, Chico Serra e Roberto Pupo Moreno – isso, apenas para citar os pilotos que passaram pela F1.

Os jornalistas Reginaldo Leme, Sérgio Maurício, Max Wilson, Felipe Giaffone, Lito Cavalcanti, Livio Oricchio, Felipe Motta, Alex Ruffo e Carlos Mauro Cintra, o Lua, também estão presentes. Felippe Biazzi (diretor de prova do GP de São Paulo), Dino Altmann (diretor médico do GP de São Paulo), Heitor Giamondo (fotógrafo do Autódromo de Interlagos), Octávio Guazelli (ex-engenheiro de telemetria da Minardi e ex-gesto do Autódromo de Interlagos) e Miguel Costa Jr. (fotógrafo) completam a lista de depoimentos para a obra.

“Este é um documentário histórico, no qual buscamos contar a história através da voz de quem nestes 50 anos tem trabalhado em construí-la com sucesso”, explica Walther Neto, diretor de Brasil, 50 anos de Emoção.

“Foram 26 entrevistados, entre pilotos, jornalistas, fotógrafos e pessoas envolvidas diretamente com o GP no Brasil. O pano de fundo é a prova deste ano, o presente de sucesso, possível porque há 50 anos pioneiros como Antônio Carlos Scavone, Emerson e Wilsinho Fittipaldi nos mostraram o caminho”, completou.

O documentário tem 91 minutos de duração e será exibido pela Band neste domingo (25), às 14h45.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais