Fórmula 1

Estátua de Ayrton Senna na Grande São Paulo sofre com descaso

Homenagem foi inaugurada em 2019; Governo de SP diz que manutenção é responsabilidade de quem doou

Isadora Quaglia, da Band News FM

Governo de SP diz que manutenção é responsabilidade de quem doou
Governo de SP diz que manutenção é responsabilidade de quem doou
Central de Ouvintes Ricardo Boechat
Topo

No ano em que a morte de Ayrton Senna completa 30 anos, a estátua feita em homenagem ao piloto na cidade de São Paulo está deteriorada e sem manutenção.

O monumento fica no Parque Ecológico do Tietê, na zona leste da capital paulista, às margens da rodovia que leva o nome do tricampeão de Fórmula 1, perto de Guarulhos.

A escultura inaugurada em 2019 foi uma iniciativa da entidade sem fins lucrativos Eu Amo o Brasil, em parceria com o governo João Doria.

Alexandre Luiz Viera, ouvinte da Rádio Band News FM, passa diariamente em frente à estátua. Ele entrou em contato com a Central de Ouvintes Ricardo Boechat para denunciar o descaso com a obra, que fica ao ar livre exposta ao sol, chuva e poluição. A escultura apresenta marcas de ferrugem, manchas no uniforme do piloto e está com a tinta desbotada.

Além disso, o morador de Mogi das Cruzes conta que, quando foi inaugurado, o monumento atrapalhava até mesmo o trânsito local. Era comum motoristas pararem ou desacelerarem na rodovia para ver a homenagem.

Após cobrança da Rádio BandNews FM, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo informou que a responsabilidade pela manutenção e zeladoria do monumento é da entidade doadora. 

Veja o posicionamento da ONG Eu Amo o Brasil 

“Agradeço a atenção da BANDNEWS FM na preocupação com o monumento para um dos maiores brasileiros de todos os tempos.

Consternado, participo que a estátua foi constantemente vilipendiada por vândalos e provavelmente usuários de drogas que furtam desde o mastro até a iluminação para vender.

Com isso sua conservação, já realizada diversas vezes, acaba alimentando uma indústria do vício que furta o que pode para conseguir o que não deve.

Infelizmente no atual momento não há segurança que permita a efetiva manutenção da estátua com a garantia de que o que ocorreu até agora não se repita.

Neste sentido, sentenças de mastros de bandeiras já foram furtados, provavelmente por cracudos, sendo esta a triste realidade de quase todos os monumentos da cidade.

Oxalá num futuro um monumento deste não precise de segurança e seja cuidado e valorizado pela própria população.”

Atenciosamente

Eu amo Brasil"

Saiba como receber notificações de notícias de Band.com.br no seu celular

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais