Fórmula 1

Veja imagens e detalhes do carro de 2026 da Fórmula 1

FIA também apresentou novo conjunto de regras para nova era da Fórmula 1, que visa mais emoção nas corridas e sustentabilidade

Da redação

Veja imagens e detalhes do carro de 2026 da Fórmula 1
Reprodução/FIA

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) apresentou, na manhã desta quinta-feira, o modelo do novo carro da categoria, que será introduzido na temporada de 2026. 

Junto com projeções de como deve ficar o carro, a FIA detalhou as principais mudanças no regulamento de 2026. 

O conceito de ‘carro ágil’ está no centro do regulamento técnicos de 2026 e visa melhorar a capacidade de corridas mais disputadas. A ideia também é tornar o carro mais seguro e sustentável. 

O DRS deixa de existir da forma como é hoje, dando lugar ao conceito de aerodinâmica ativa sem que o piloto precise estar a determinado tempo do rival à frente, que poderá usar o mesmo recurso para se defender. 

Veja abaixo as principais mudanças:

  • Os carros de 2026 serão 30 kg mais leves que os carros de F1 da geração atual, melhorando a eficiência e pilotagem
  • A unidade de energia redesenhada baseia-se nos motores mais eficientes do mundo, com quase 300% mais energia da bateria dividida entre combustão interna e energia elétrica
  • Aerodinâmica ativa para atender aos requisitos de gestão de energia das novas unidades de potência
  • Maiores oportunidades de ultrapassagem através do novo modo de ultrapassagem manual, garantindo mais distribuição de energia elétrica para o carro seguinte
  • Número recorde de seis fabricantes de unidades de potência com Ferrari, Mercedes, Alpine, Honda, Audi e Red Bull Ford Powertrains comprometidos com a F1 a partir de 2026
  • Combustível 100% sustentável
  • Maior segurança através de estruturas mais fortes e testes ainda mais difíceis

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O regulamento de 2026 da F1 no detalhe:

MOTOR:

  • Recupera o dobro da energia durante as frenagens, em comparação ao carro de 2022
  • Aumento de 300% no uso de energia elétrica; combustível 100% sustentável
  • Botão de ultrapassagem ativado pelo piloto

CHASSI

  • Os carros serão mais estreitos, passando de 2m para 1,9m de largura
  • Os carros serão menores, passando de 3,6m para 3,4m de comprimento
  • A pressão aerodinâmica será reduzida em 30%, enquanto o arrasto gerado será reduzido em 50%
  • Os carros ficarão 30kg mais leves, indo para 768kg

AERODINÂMICA

  • Os carros terão dois modos de aerodinâmica: Modo Z e Modo X.Quando aplicado, o Modo Z vai alterar a configuração das asas dianteiras e traseiras, propciando maiores velocidades nas curvas
  • O piloto poderá usar o Modo X para uma configuração de menos pressão aerodinâmica e mais velocidades em retas
  • A asa dianteira também terá uma espécie de DRS, além de ficar 10cm mais estreita
  • Os arcos que envolvem as rodas dianteiras serão removidos
  • A asa traseira terá dois flaps móveis, em vez de apenas um (como é hoje)

SEGURANÇA

  • Estrutura de impacto revisada e construída em duas partes para evitar impactos secundários durante acidentes
  • Aumento de proteção contra impactos laterais
  • O santantônio suportará cargas maiores do que atualmente
  • Inclusão de novas luzes indicadoras da situação elétrica do carro

SUSTENTABILIDADE

  • Combustível 100% sustentável e que pode ser usado em qualquer carro a combustão


 

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