A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) apresentou, na manhã desta quinta-feira, o modelo do novo carro da categoria, que será introduzido na temporada de 2026.
Junto com projeções de como deve ficar o carro, a FIA detalhou as principais mudanças no regulamento de 2026.
O conceito de ‘carro ágil’ está no centro do regulamento técnicos de 2026 e visa melhorar a capacidade de corridas mais disputadas. A ideia também é tornar o carro mais seguro e sustentável.
O DRS deixa de existir da forma como é hoje, dando lugar ao conceito de aerodinâmica ativa sem que o piloto precise estar a determinado tempo do rival à frente, que poderá usar o mesmo recurso para se defender.
Veja abaixo as principais mudanças:
- Os carros de 2026 serão 30 kg mais leves que os carros de F1 da geração atual, melhorando a eficiência e pilotagem
- A unidade de energia redesenhada baseia-se nos motores mais eficientes do mundo, com quase 300% mais energia da bateria dividida entre combustão interna e energia elétrica
- Aerodinâmica ativa para atender aos requisitos de gestão de energia das novas unidades de potência
- Maiores oportunidades de ultrapassagem através do novo modo de ultrapassagem manual, garantindo mais distribuição de energia elétrica para o carro seguinte
- Número recorde de seis fabricantes de unidades de potência com Ferrari, Mercedes, Alpine, Honda, Audi e Red Bull Ford Powertrains comprometidos com a F1 a partir de 2026
- Combustível 100% sustentável
- Maior segurança através de estruturas mais fortes e testes ainda mais difíceis
CONFIRA FOTOS DO CARRO DE 2026 DA F1
O regulamento de 2026 da F1 no detalhe:
MOTOR:
- Recupera o dobro da energia durante as frenagens, em comparação ao carro de 2022
- Aumento de 300% no uso de energia elétrica; combustível 100% sustentável
- Botão de ultrapassagem ativado pelo piloto
CHASSI
- Os carros serão mais estreitos, passando de 2m para 1,9m de largura
- Os carros serão menores, passando de 3,6m para 3,4m de comprimento
- A pressão aerodinâmica será reduzida em 30%, enquanto o arrasto gerado será reduzido em 50%
- Os carros ficarão 30kg mais leves, indo para 768kg
AERODINÂMICA
- Os carros terão dois modos de aerodinâmica: Modo Z e Modo X.Quando aplicado, o Modo Z vai alterar a configuração das asas dianteiras e traseiras, propciando maiores velocidades nas curvas
- O piloto poderá usar o Modo X para uma configuração de menos pressão aerodinâmica e mais velocidades em retas
- A asa dianteira também terá uma espécie de DRS, além de ficar 10cm mais estreita
- Os arcos que envolvem as rodas dianteiras serão removidos
- A asa traseira terá dois flaps móveis, em vez de apenas um (como é hoje)
SEGURANÇA
- Estrutura de impacto revisada e construída em duas partes para evitar impactos secundários durante acidentes
- Aumento de proteção contra impactos laterais
- O santantônio suportará cargas maiores do que atualmente
- Inclusão de novas luzes indicadoras da situação elétrica do carro
SUSTENTABILIDADE
- Combustível 100% sustentável e que pode ser usado em qualquer carro a combustão