Fórmula 1

FIA anuncia novo formato das corridas sprint na Fórmula 1 em 2024

Mudança ainda depende de aprovação do Conselho Mundial de Esporte a Motor

Da redação

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou nesta segunda-feira (5) o possível formato das corridas sprint da Fórmula 1 a partir da temporada 2024.

O projeto aponta para a sprint shootout (classificação) às sextas-feiras, com corrida abrindo a programação do sábado. A mudança, no entanto, ainda depende da aprovação do Conselho Mundial de Esporte a Motor, ao qual a proposta será apresentada em 28 de fevereiro.

Até 2023, a programação dos GPs com sprint se concentrava nos sábados, com classificação abrindo o dia e corrida fechando. Assim, a sexta-feira contava com um único treino livre e a qualificação da corrida principal.

Confira o que mudaria na programação do fim de semana de sprint:

Sexta-feira

  • Primeira sessão: Treino livre (2023) // Treino livre (2024)
  • Segunda sessão: Qualificação (2023) // Sprint shootout (2024)

Sábado

  • Terceira sessão: Sprint shootout (2023) // Corrida sprint (2024)
  • Quarta sessão: Corrida sprint (2023) // Qualificação (2024)

Domingo

  • Quinta sessão: Corrida principal (2023) // Corrida principal (2024)

Mais mudanças

Entre as novidades anunciadas pela FIA, os pilotos poderão utilizar quatro unidades de potência cada um ao longo do ano – contra três permitidos até 2023. A mudança é válida até o final de 2025.

Além disso, a ativação do DRS será antecipada para uma volta após largadas e relargadas. Até o fim de 2023, os pilotos precisavam completar duas voltas para o acionamento da peça.

De acordo com a entidade, outros assuntos foram discutidos a respeito do regulamento de 2026, pensados principalmente sobre questões financeiras e de sustentabilidade. Outras “atualizações menores” de questões técnicas, esportivas e financeiras também foram aprovadas, mas não foram citadas. Todas elas ainda carecem de aprovação.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais