Fórmula 1

GP da Holanda: AlphaTauri define Liam Lawson como substituto de Daniel Ricciardo

Australiano fica fora de programação do fim de semana após fraturar braço em acidente nesta sexta-feira (25)

Da redação

A AlphaTauri anunciou que Daniel Ricciardo não correrá o Grande Prêmio da Holanda deste final de semana, em Zandvoort, após fraturar a mão esquerda em um acidente sofrido no segundo treino livre da etapa, nesta sexta-feira (25).

O australiano bateu logo nos primeiros minutos da sessão, quando escapou na curva 3 para evitar uma batida na McLaren de Oscar Piastri. O compatriota havia rodado sozinho no mesmo ponto e batido na proteção de pneus.

Ricciardo conseguiu evitar o choque com o carro de Piastri, mas também atingiu a proteção de pneus. Na sequência, saiu do carro e foi levado para exames em um centro médico nos arredores do circuito; de lá, saiu com o braço imobilizado.

Sem Daniel Ricciardo, a AlphaTauri anunciou a escalação de Liam Lawson para o restante da programação do final de semana. Terceiro colocado na Fórmula 2 em 2022, o neozelandês corre atualmente na Super Fórmula, além de trabalhar como piloto de testes da Red Bull e da própria AlphaTauri na Fórmula 1.

“Após o acidente de hoje durante o segundo treino livre em Zandvoort, no qual Daniel Ricciardo atingiu a barreira de proteção na curva 3, ele foi levado para um hospital local e passou por exames”, informou a AlphaTauri em comunicado.

“Um exame de raio-x confirmou que ele sofreu uma fratura no metacarpo da mão esquerda, e que a lesão não permitirá que ele continue com suas funções; assim, ele será substituindo pelo piloto reserva da equipe, Liam Lawson, pelo restante do fim de semana. A equipe deseja a ele o melhor, pela mais breve recuperação possível”, completou.

Quem é Liam Lawson

Aos 21 anos, Liam Lawson estreará na Fórmula 1 como substituto de Daniel Ricciardo no GP da Holanda. O neozelandês, no entanto, já é figura conhecida no grid: em 2022, participou de treinos livres tanto pela AlphaTauri (na Bélgica e no México) quanto pela Red Bull (em Abu Dhabi).

Ao longo da carreira, Lawson conquistou resultados importantes nas categorias de formação. Foi vice-campeão da Fórmula 4 australiana em 2017 e vice-campeão da Fórmula 4 alemã em 2018.

Em 2019, foi campeão da Toyota Racing Series e vice-campeão da Eurofórmula Open. Chegou à Fórmula 2 em 2021, sendo nono colocado na temporada de estreia e terceiro no ano seguinte.

Desde 2019, é integrante do Red Bull Junior Team, o programa de formação de pilotos da Red Bull, conquistando uma vaga como piloto reserva na F1 a partir de 2022. Sem vaga como titular, foi para o Japão em 2023 para disputar a Super Fórmula.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais