Fórmula 1

GP de F1 gera impacto econômico de R$ 1,64 bi à cidade de São Paulo em 2023

Etapa registrou aumento de público e de movimentação financeira em relação aos últimos anos

Da redação

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Os três dias de atividades do Grande Prêmio de São Paulo de 2023 atraíram um público de 267 torcedores ao Autódromo de Interlagos, com um impacto econômico de R$ 1,64 bilhão para a capital paulista.

Os números fazem parte de um levantamento da FGV (Fundação Getúlio Vargas), divulgado pela organização da prova no último final de semana. Segundo a pesquisa, os dados representam recordes tanto de público quanto de movimentação financeira.

Em relação ao impacto financeiro, o aumento foi de 12,9% em relação à prova de 2022, cuja movimentação registrada foi de R$ 1,37 bilhão. Do valor movimentado de 2023, de R$ 1,637 bilhão, o impacto direto foi de R$ 990,1 milhões diretos e R$ 647,5 milhões indiretos. O montante gerou R$ 246,5 milhões em impostos arrecadados.

“O GP São Paulo vem se consolidando ano a ano. Esse fato teve o reconhecimento da F1, que se posicionou pela extensão do contrato até 2030. Com isso, asseguramos a presença de São Paulo no calendário da principal competição do automobilismo mundial”, comemorou o CEO do GP de São Paulo, Alan Adler.

“Vamos agora trabalhar no planejamento dos próximos anos para oferecer um espetáculo cada vez melhor para o público e continuar contribuindo com a cidade, atraindo turismo de qualidade, gerando emprego e renda”, completou.

Público

Com relação ao público, a edição recebeu 267 mil torcedores em 2023, contra 235 mil da edição de 2022 e 181 mil de 2021 – um aumento de 47% em dois anos. Do total, 23% eram residentes em São Paulo e 77% eram de fora da cidade, sendo 64,8% de outras cidades e 12,2% de outros países.

O público feminino cresceu de 36,4% em 2022 para 37,4% em 2023. Além disso, houve também aumento no número de torcedores jovens: foram 21,6% da faixa etária de 18 a 24 anos (contra 21,3% em 2022) e 23,9% do público de 25 a 29 anos (ante 22,8% de 2022). A partir da faixa etária de 30 a 39 anos, houve queda na participação do público.

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