A Alfa Romeo teve motivos para comemorar no Grande Prêmio do Catar, ao terminar com os dois carros entre os dez primeiros colocados: Valtteri Bottas foi o oitavo colocado, enquanto Guanyu Zhou foi o nono.
O desempenho marcou um raro sucesso da equipe na atual passagem pela F1, iniciada em 2019. Em cinco temporadas, foi apenas a sexta vez que os dois carros do time pontuaram na mesma prova, a primeira em 2023.
“Conseguimos a corrida que vínhamos buscando há muito, muito tempo”, comemorou o representante de equipe da Alfa Romeo, Alessandro Alunni Bravi. “Sabíamos que tínhamos potencial para marcar pontos, mas tínhamos que executar a corrida perfeita para trazer este resultado. A estratégia foi certeira, os pitstops foram infalíveis e os pilotos entregaram duas performances sólidas, pisando fundo da primeira à última volta sem erros”, descreveu o dirigente.
“O resultado aumenta nossa confiança e reforça nossa crença de que podemos marcar pontos em qualquer corrida se fizermos nosso trabalho como fizemos hoje (domingo)”, comemorou Alunni Bravi.
“Nosso objetivo continua sendo o sétimo lugar no campeonato, nunca deixaremos de reiterar isso. Será difícil, será uma luta, mas temos as pessoas, os pilotos e o compromisso que precisamos para isso. Será duro, é claro, mas também será duro para nossos rivais”, completou.
Confira as corridas em que a Alfa Romeo pontuou com os dois carros desde 2019:
- Áustria-2019: Kimi Raikkonen em nono, Antonio Giovinazzi em décimo
- Brasil-2019: Kimi Raikkonen em quarto, Antonio Giovinazzi em quinto
- Emilia-Romagna-2020: Kimi Raikkonen em nono, Antonio Giovinazzi em décimo
- Bahrein-2022: Valtteri Bottas em sexto, Guanyu Zhou em décimo
- Canadá-2022: Valtteri Bottas em sétimo, Guanyu Zhou em oitavo
- Qatar-2023: Valtteri Bottas em oitavo, Guanyu Zhou em nono