A Ferrari apresentou nesta terça-feira (14) o SF-23, modelo com o qual disputará a temporada 2023 da Fórmula 1. A exibição do novo modelo aconteceu em uma grande celebração com funcionários do time na sede da escuderia, em Maranello (Itália).
O time aproveitou o lançamento e já colocou o carro novo na pista pela primeira vez, com transmissão ao vivo. Coube a Charles Leclerc dar as primeiras voltas no SF-23 em Maranello.
“A sensação é boa nestes primeiros quilômetros com este novo projeto, depois de fazermos tantos quilômetros no simulador”, comemorou o monegasco após as primeiras voltas com o novo carro.
“Obviamente, com apenas duas voltas, é difícil entrar em detalhes, mas eu já dei meu feedback aos engenheiros uma vez que estive no carro, para ter a primeira sensação. O carro correu bem, suave, tudo foi muito bem”, completou.
Em 2023, Charles Leclerc segue tendo como companheiro o espanhol Carlos Sainz. A principal novidade na Ferrari é a chegada de Frédéric Vasseur para o posto de chefe de equipe, substituindo Mattia Binotto.
Mesmo com poucas voltas na apresentação, Leclerc mira alto para 2023. “O objetivo é vencer, é claro”, disse. “Vencer é o que motiva a mim e à equipe. Estou animado por voltar ao carro e tentar vencer o campeonato.”
O time realizará o shakedown do novo modelo ainda nesta terça-feira em Fiorano (Itália). Em seguida, parte para os testes coletivos de pré-temporada, de 23 a 25 de fevereiro, no Bahrein.
A equipe italiana foi a oitava do grid a apresentar seu novo carro. As próximas serão a Mercedes, na quarta-feira (15), e a Alpine, na quinta (16).
Em 2022, a Ferrari precisou se contentar com o vice-campeonato tanto entre pilotos quanto entre construtores. Entre os pilotos, Charles Leclerc somou 308 pontos e ficou atrás de Max Verstappen, da Red Bull, com 454. Entre as equipes, contabilizou 554 e ficou atrás da própria Red Bull, com 759.