Fórmula 1

Quais são os carros que participam de homenagem a Ayrton Senna em Mônaco

Grande Prêmio Histórico de Mônaco 2024 terá apresentação em homenagem ao tricampeão de F1

Da redação

Grande Prêmio Histórico de Mônaco 2024 terá apresentação em homenagem ao tricampeão de F1
Grande Prêmio Histórico de Mônaco 2024 terá apresentação em homenagem ao tricampeão de F1
@F1/Twitter

Monte Carlo recebe neste final de semana a 14ª edição do Grande Prêmio Histórico de Mônaco, uma celebração anual com carros de várias eras da Fórmula 1 e de outras categorias.

Uma atração especial da edição de 2024 é o desfile que lembra os 30 anos da morte de Ayrton Senna. A programação acontece neste sábado (11), às 7h50, com transmissão ao vivo do Band.com.br, do Bandplay e do canal Esporte na Band no YouTube.

Ao todo, serão seis veículos na pista, todos marcantes na trajetória de Senna. Entre os pilotos escalados para a exibição, dois brasileiros. Confira:

Kart (1977)

Gabriel Bortoleto vai pilotar o kart com o qual Ayrton Senna disputou os campeonatos Brasileiro e Sul-Americano da modalidade em 1977, respectivamente em São Paulo e em San José (Uruguai). O veículo pertence à coleção de Zak Brown, diretor-executivo da McLaren.

Van Diemen RF82 (1982)

Foi o carro utilizado por Ayrton Senna na conquista do título europeu de Fórmula Ford 2000. O veículo será pilotado pela espanhola Cristina Gutiérrez, campeã da categoria challenger do Rally Dakar 2024.

Ralt RT3 (1983)

Com este carro, Ayrton Senna o campeonato britânico de Fórmula 3 em 1983, e ainda fechou a temporada vencendo o prestigioso GP de Macau da categoria. A pilotagem ficará a cargo do norte-irlandês Eddie Irvine.

Toleman TG184 (1984)

O carro que marcou a estreia de Ayrton Senna na Fórmula 1, com direito a um segundo lugar no Grande Prêmio de Mônaco de 1984. O bólido será pilotado pelo sueco Stefan Johansson, companheiro de equipe do brasileiro na reta final daquele ano.

Lotus 97T (1985)

Com este carro, Ayrton Senna venceu o Grande Prêmio de Portugal de 1985, a primeira vitória dele na F1. Em Monte Carlo, o belga Thierry Boutsen foi escalado e estará ao volante no fim de semana.

McLaren MP4/5B (1990)

O carro do título de Ayrton Senna na temporada 1990, decidido com um acidente logo na largada com Alain Prost no GP do Japão. O convocado para pilotar o carro será Bruno Senna, sobrinho do tricampeão.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais