Fórmula 1

Por que os GPs de Bahrein e Arábia Saudita em 2024 acontecerão aos sábados?

Ramadã, mês sagrado dos muçulmanos, mudou programação tradicional nos GPs de Bahrein e Arábia Saudita

Da redação

Para quem se acostumou a ver as corridas da Fórmula 1 aos domingos, a temporada 2024 começa de maneira excepcional: as duas primeiras etapas do ano, no Bahrein e na Arábia Saudita, terão as provas aos sábados. Band.com.br e Bandplay transmitem ao vivo e de graça o GP do Bahrein 2024 da F1.

Ao anunciar o calendário 2024 em agosto de 2023, a F1 informou que “a decisão foi tomada por causa do Ramadã”. O Ramadã é o mês sagrado do islamismo, religião predominante nos dois países.

Em 2024, o período começa em 10 de março, um dia depois do Grande Prêmio da Arábia Saudita. O GP do Bahrein, uma semana antes, também foi antecipado para 2 de março, dando um dia de “folga” para a categoria. 

“O mês sagrado do Ramadã é o nono mês do calendário lunar, é um mês em que Deus estabelece o jejum a todos os muçulmanos, além de orações obrigatórias”, explicou o clérigo xiita Rodrigo Jalloul em entrevista à Band durante a Copa do Mundo de 2018.

Entre as obrigações do Ramadã, a principal é o jejum diário que vai do nascer do sol e vai até o pôr do sol – o que afetaria principalmente as populações locais nas duas primeiras provas de 2024. Estão isentos da restrição os fiéis sem condições de saúde para tal ou os viajantes que permaneçam menos de dez dias fora de seus domicílios.

Em 2024, a Fórmula 1 ainda terá duas provas no Oriente Médio, ambas em países de maioria islâmica: Qatar e Abu Dhabi. No entanto, as duas etapas acontecem em no fim do ano, já após o Ramadã (que termina em 8 de abril), e estão programadas para domingos, respectivamente dias 1º e 8 de dezembro.

Em compensação, a temporada 2024 ainda terá uma terceira corrida de sábado: o GP de Las Vegas, em 23 de novembro. Desta vez, por razões comerciais, para que a disputa aconteça em um sábado à noite.

Programação do GP do Bahrein de F1

Quinta-feira, 29 de fevereiro

  • 08h20 - Treino livre 1 (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
  • 11h50 - Treino livre 2 (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)

Sexta-feira, 1º de março

  • 09h20 - Treino livre 3 (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
  • 12h30 - Classificação (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)

Sábado, 2 de março

  • 12h00 - Corrida (Band, Bandsports, Band.com.br, Bandplay, Rádio Bandeirantes e Bandnews FM)

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais