A família de Michael Schumacher recebeu 200 mil euros (cerca de R$ 1,1 milhão) como forma de compensação da revista alemã “Die Aktuelle”, segundo a ESPN britânica. Em abril de 2023, a publicação simulou uma entrevista exclusiva com o heptacampeão de Fórmula 1, revelando ao fim da matéria que toda a reportagem havia sido criada com o uso de inteligência artificial.
Após a família entrar com uma ação legal, o Funke Media Group, dono da revista, chegou a um acordo com os representantes legais dos Schumacher para pagar o valor e encerrar o processo. Um pedido de desculpas também foi feito, além da demissão do editor-chefe da publicação.
Na ocasião, a edição em questão foi estampada com uma foto de Schumi e com a manchete “a primeira entrevista”. A matéria ocupou duas páginas da revista com aspas “minha vida mudou completamente” em destaque. Só na parte final a revista revelou que toda a “entrevista” havia sido gerada por um bot de inteligência artificial.
Michael Schumacher sofreu um grave acidente de esqui em 2013. Desde então, a família mantém o estado de saúde do ex-piloto em completo segredo.
Esta não é a primeira vez que a revista “Die Aktuelle” provoca a ira da família com capas sensacionalistas. Em 2014, a publicação estampou a foto da esposa de Schumacher, Corinna, com a manchete “acordado”, dando a entender que Michael teria acordado, quando, na verdade, se tratava de outras pessoas que tinham voltado do coma, mas que nada tinham a ver com o multicampeão de F1.