A Williams decidiu tirar Logan Sargeant da programação do Grande Prêmio da Austrália após a participação no segundo treino livre.
O motivo foi o acidente sofrido por Alexander Albon no primeiro treino livre em Melbourne, nesta sexta-feira (22). Diante dos danos no carro e sem um chassi reserva, a Williams não teve condições de colocar Albon na pista no segundo treino.
Com Logan Sargeant afastado, a Williams dará o carro do norte-americano para que Albon dispute o restante da programação. Desta forma, Sargeant – que foi 14º no primeiro treino livre e 13º no segundo – não disputará o terceiro treino, a classificação e a corrida entre sábado e domingo.
“A equipe confirma que decidiu que Alex competirá o restante do fim de semana com o chassi que Logan Sargeant pilotou no primeiro e no segundo treinos livres”, diz o comunicado divulgado pelo time.
A decisão provocou mal-estar na própria equipe. Nem mesmo Sargeant conseguiu esconder a frustração com o afastamento.
“Este é o momento mais difícil do qual consigo me lembrar em minha carreira”, afirmou o piloto dos Estados Unidos. “No entanto, estou aqui completamente para a equipe, e continuarei a contribuir de qualquer forma que puder neste finalmente de semana para otimizarmos o que pudermos fazer.”
Por sua vez, o chefe de equipe da Williams, James Vowles, explicou que a decisão foi baseada nas chances de somar pontos no fim de semana. Mas aproveitou para demonstrar a insatisfação com o cenário encontrado na equipe.
“É inaceitável, na Fórmula 1 moderna, não ter um chassi sobrando. Mas é um reflexo de como estávamos para trás e uma ilustração do porquê precisamos passar por uma mudança significativa para nos encontrarmos em uma melhor posição no futuro”, afirmou o britânico.
“Ainda que Logan não devesse sofrer por um erro que ele não cometeu, toda corrida conta quando o pelotão intermediário está mais equilibrado do que nunca, então tivemos que tomar a decisão baseada em nosso potencial de marcarmos pontos neste final de semana. Não foi uma decisão leve, e não conseguiremos agradecer a Logan o suficiente por gentilmente aceitar, demonstrando sua dedicação à equipe”, completou.