Gabriel Bortoleto está com a faca e o queijo na mão para ser campeão da Fórmula 3 de 2023. O piloto brasileiro precisa apenas de uma simples pontuação na etapa de Monza, a última do calendário, para conquistar o troféu da categoria na temporada, o que gera expectativa no garoto de apenas 18 anos de idade. No entanto, Bortoleto não pretende jogar a pressão para si e revelou estar tranquilo do que em Spa, na Bélgica.
Olha, vou ser bem sincero: nessa etapa eu estou bem mais relaxado do que em Spa, porque em Spa eu tinha a chance de ser campeão. Eu precisava chegar com 44 pontos na frente para ser campeão, mas não consegui por um ponto. Não foi um final de semana bom lá, a gente não somou pontos lá, e eu fiquei muito focado no campeonato", destacou o piloto da Trident.
“Eu tô bem tranquilo (agora). Monza é uma pista que eu gosto e eu vou me divertir, essa é a verdade. Não tem muito o que fazer agora, já que é a última etapa do campeonato e é o que é. A gente vai para a vitória” - Gabriel Bortoleto.
O brasileiro, além de tirar a pressão dos ombros na etapa decisiva, ressaltou que vai “fazer o que tem que fazer” na última etapa da Fórmula 3. Bortoleto também destacou que quer tentar a pole position e a vitórias nas duas corridas de Monza.
“Agora é ir para o classificatório tentar a pole, depois tentar a vitória na corrida um e na corrida dois também”, adicionou.
Por fim, Gabriel Bortoleto afirmou que não teve a oportunidade de conversar com Fernando Alonso, piloto da Aston Martin na Fórmula 1 e “padrinho” do brasileiro. O espanhol agencia o jovem brasileiro por meio da A14 Management, empresa do bicampeão mundial da F1.
“Eu provavelmente vou acabar falando com ele ou hoje ou amanhã, mas a gente ainda não conversou. Demos umas voltas no simulador, mas nada de falar sobre título. Acho que ele não quer colocar a pressão ao falar algo. Tá bem tranquilo”, finalizou Bortoleto.