Esportes

Após dois anos de suspensão por doping, Rafaela Silva está de volta aos tatames

Atleta já conquistou um prêmio em janeiro deste ano e está pronta para retornar para todas as cometições

Da Redação, com Band Esporte Clube

Campeão Olímpica, Rafaela Silva está de volta aos tatames pouco mais de dois depois da suspensão por doping. A judoca relembrou os momento difíceis que passou enquanto enfrentava a punição e o seu retorno ao esporte.

Em agosto de 2019, no Pan-Americano de Lima, no Peru, em que a atleta foi submetida a um exame antidoping e ele constatou a presença da substância fenoterol, que age como broncodilatador e costuma ser usado para tratamento de doenças respiratórias. Na época, Rafaela disse ter contato com um bebê que fazia tratamento contra asma.

“Eu tenho convicção do que fiz e não me dopei”, afirmou a atleta, em entrevista exclusiva ao Band Esporte Clube. No entanto, seu argumento não foi aceito e ela foi punida por dois anos e não participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.

Rafaela contou que a punição a deixou muito mal, e a fez aumentar muito o seu peso ideal para competir em sua categoria - a peso leve, até 57 kg.

“Eu ficava só no sofá, e trocava do sofá para cama e vice-versa. Um dia fui tomar banho e ao colocar um shorts ele não entrou, eu pensei: “'Será que tinha colocado na lava e seca e encolheu?' Quando fui ver, estava quase 12kg acima da minha categoria”, afirmou.

Rafaela conta, com muita satisfação, que ao se reerguer contava os dias para que pudesse voltar aos tatames. Ela, que já voltou às competições, conquistou em janeiro o Grand Prix de Almada, em Portugal.

Tópicos relacionados