Vinícius Júnior foi o protagonista da vitória do Real Madrid na quinta-feira (26) sobre o Atlético de Madrid por 3 a 1, em duelo pelas quartas de final da Copa do Rei. Não apenas em campo.
Antes do jogo, o atacante brasileiro foi alvo de uma manifestação racista da torcida do Atlético, que pendurou um boneco negro com a camisa do jogador em um viaduto da cidade, simulando um enforcamento.
Em campo, Vini Júnior deu o troco e marcou o último dos três gols do Real na partida. Antes, Rodrygo e Karim Benzema haviam balançado as redes. Álvaro Morata fez o gol do Atleti.
A manifestação racista da torcida do Atlético gerou uma onda de manifestações por parte de clubes e dirigentes – em apoio ao jogador e contra o racismo. Mas para a apresentadora Cris Dias, do Band Esporte Clube, a reação precisa ir além.
“Eu fico impressionada com a plenitude, com a calma, com a saúde mental que o Vini Júnior tem enfrentando esse tipo de situação com frequência – porque ele enfrenta isso com frequência lá na Espanha”, afirmou Cris no BEC deste sábado (28).
“E outra coisa que a gente queria falar em nome do BEC: a gente repudia notas de repúdio. As entidades, os clubes precisam parar de lamentar e precisam agir, fazer alguma coisa. Não sei como vai ser, como vão fazer, mas precisam se juntar para fazer alguma coisa. Chega de notas de repúdio, né? Menos lamento e mais ação, por favor.”