Da Suíça à Gâmbia, janela traz jogadores de 20 países diferentes ao Brasil

Clubes brasileiros buscaram atletas europeus e africanos na janela deste meio do ano

Da Redação

A janela de transferências dos clubes brasileiros no meio do ano não foi apenas intensa, com mais de R$ 1 bilhão movimentado, mas também um pouquinho aleatória. Os clubes da Série A e B do Campeonato Brasileiro fugiram do padrão e foram buscar jogadores em todos os cantos do mundo para reforçar as suas equipes, indo da Suíça até Gâmbia. 

Ao todo, foram contratados jogadores de 20 países diferentes para as duas principais divisões do campeonato nacional. 

Na Série A, os clubes foram fizeram uma série de atletas europeus fazerem o caminho inverso daqueles que estamos acostumados. O Grêmio trouxe o dinamarquês Martin Braithwaite, O Corinthians buscou o espanhol Héctor Hernández, o Vasco contratou o suíço Maxime Dominguez e o São Paulo foi buscar na Irlanda do Norte o lateral Jamal Lewis. 

A Série B também diversificou os passaportes, mas preferiu o continente africano. Exemplo é o Santos, que trouxe de Gâmbia Yusupha Njie. O Botafogo-SP fechou com  Sabit Abdulai, de Gana. Já o Paysandu fechou com o camaronês Joel, figura conhecida pelo público brasileiro. 

Mas teve espaço para o Velho Continente fora da elite nacional. O Amazonas foi buscar o atacante Joshua Eppiah na Bélgica, enquanto o Coritiba contratou o meia português Josué Pesqueira. 

Apesar da criatividade do mercado, a maioria dos estrangeiros pode ficar tranquila, vão poder falar espanhol tranquilamente nos gramados brasileiros. O pódio de países que mais cederam atletas para os clubes nesta janela fica com a Argentina (12), Uruguai (9) e Colômbia (8), velhos conhecidos do futebol brasileiro. 

Veja todos os países

  1. Argentina
  2. Bélgica
  3. Camarões
  4. Chile
  5. Colômbia
  6. Costa Rica
  7. Dinamarca
  8. Equador
  9. Espanha
  10. França
  11. Gâmbia
  12. Gana
  13. Irlanda do Norte
  14. Panamá
  15. Paraguai
  16. Peru
  17. Portugal
  18. Suíça
  19. Uruguai
  20. Venezuela

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais