Esportes

Flamengo e Nova Iguaçu iniciam final rara no Campeonato Carioca

Após 18 anos campeonato estadual do Rio de Janeiro volta a ter "intruso" entre os grandes na decisão

Da Redação

Flamengo e Nova Iguaçu decidem final do Carioca em jogos no Maracanã
Flamengo e Nova Iguaçu decidem final do Carioca em jogos no Maracanã
Reprodução: Flamengo / Nova Iguaçu

Já é histórica! A final deste sábado (30) do Campeonato Carioca de 2024 entre Flamengo e Nova Iguaçu entra para a lista de decisões “raras” entre uma equipe grande e outra pequena chegando para brigar pelo título estadual. A última vez no Rio foi em 2006 - portanto, há 18 anos.

Para equipe de Tite, este pode ser o segundo troféu conquistado no ano após levar a Taça Guanabara. Além disso, o Rubro-Negro pode voltar a levantar o estadual após jejum de dois anos, sendo o último conquistado em 2021. Atravessando bom momento no início da temporada, o Flamengo ainda não sabe o que é perder e pouco lembra como é sofrer gol dentro da competição. Em doze partidas o novo comandante flamenguista soma oito vitórias além de quatro empates.

Entretanto, o único gol sofrido aconteceu diante do mesmo Nova Iguaçu, em jogo válido pela primeira rodada da Taça Guanabara, terminado em empate por 1 a 1 enquanto boa parte da delegação titular flamenguista estava em turnê amistosa pelos Estados Unidos.

Segurando imponentes 60 mil vozes contra o cruzmaltino na semifinal para chegar na decisão do Campeonato Carioca, a Laranja da Baixada agora sonha em voltar a repetir feito levantando o estadual diante do Flamengo no palco do Maracanã.

"Sabemos que o Flamengo representa na América do Sul, mas não podemos perder a nossa identidade. O que nos trouxe até aqui foi o perfil de fazer um jogo diferente. O Flamengo vai pressionar, ser agressivo, mas se tem uma coisa para a qual estamos preparados é esse momento" destacou Carlos Vitor, técnico do Nova Iguaçu em momento prévio da decisão.

Entretanto, do outro lado existe um Flamengo que causa dor de cabeça para Tite em toda pausa para cumprir data Fifa. Em preparação para o primeiro duelo da final, o técnico do Rubro-Negro não pode contar com sete atletas, são eles: Fabrício Bruno, Varela, Viña, Ayrton Lucas, Pulgar, Arrascaeta e De La Cruz, convocados para representar as respectivas seleções.

"Nós temos que nos adaptar a essa situação [desfalques]. Há o ideal e o real, e essa é a situação real. Procuramos fazer um trabalho de mobilização com todos atletas, com o clube trazendo os atletas que estiveram nas seleções, para estarmos com as melhores condições possíveis" disse Tite à FlaTV.

Buscando o 38º título estadual, o Rubro-Negro deve ir alinhado para primeira partida da final com: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, De la Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Everton Cebolinha e Pedro.

Já o Nova Iguaçu deve subir ao gramado do Maracanã com escalação semelhante do confronto diante do Vasco, com: Fabrício, Yan Silva, Gabriel Pinheiro, Sergio Raphael e Esquerdinha; Igor Fraga, Albert e Yago; Maxsuell, Bill e Carlinhos.

Finais “raras” de Carioca: você lembra das mais emblemáticas?

Desde os anos 1980, quando o Bangu, turbinado pelo dinheiro do bicheiro Castor de Andrade, incomodou os grandes, poucas foram as vezes em que um pequeno disputou com os grandes. Em 1985, o Bangu enfrentou o Fluminense na final e perdeu em uma decisão de arbitragem contestada pelos torcedores do clube da zona oeste.

O Bangu, aliás, é o último pequeno campeão: foi em 1996, batendo o Flamengo na final.

Outras três finais neste intervalo de tempo com o enredo parecido de um “intruso” dentre os quatro grandes também aconteceram de 1986 a 2006.

O Carioca de 2002 acabou esvaziado pela tentativa, na época, de valorização dos torneios regionais, como o Rio-São Paulo. Pouca gente lembra do campeonato, de regulamento confuso e com os times grandes desinteressados. A final, porém, teve um deles, o Fluminense, que venceu o Americano na decisão.

O Bangu, alegando ter sido prejudicado pela arbitragem na semifinal contra o Flu, ainda tentou ganhar uma vaga na final no tapetão, e a questão só foi resolvida de vez em 2009 pelo TJD-RJ. Não por acaso, o Carioca de 2002 ficou conhecido como "Caixão", em referência ao então presidente da Ferj, Eduardo Viana, conhecido como Caixa d'Água.

Na final de 2005 do Campeonato Carioca, seria outra vez o Fluminense diante de um “intruso”. Dessa vez, o Volta Redonda. Nesta edição o campeão da Taça Rio (Fluminense) encarava o vencedor Taça Guanabara (Volta Redonda), assim, decidia-se o título do Campeonato Carioca. 

No primeiro jogo o Voltaço de Túlio Maravilha venceu por 4 a 3 o Tricolor de nomes como Arouca e Diego Souza. Enquanto na volta o Flu de Abel Braga revidou e terminou com vantagem de 3 a 1, sagrando-se campeão com gol do título no fim anotado pelo zagueiro Antônio Carlos, quando a torcida tricolor já cantava para o papa.

Em 2006 a história se repetiu quando o Botafogo enfrentou o Madureira na final do Campeonato Carioca. Com um jejum de nove anos sem gritar campeão, o Glorioso recebeu dois troféus após o título, um de Campeão Estadual e o Troféu Luiz Zveiter, em menção honrosa aos 100 anos de Campeonato Carioca.

Os jogos terminaram com duas vitórias sem dificuldades para o Botafogo de Dodô. Na ida, Botafogo 2 a 0 Madureira com gols anotados na segunda etapa por Reinaldo e Joílson. Enquanto no jogo da volta a partida terminou com triunfo do alvinegro por 3 a 1, levantando na época o 18º título estadual.

Os jogos da decisão do Campeonato Carioca de 2024 acontecem neste sábado (30) com ida no Maracanã, às 17h e domingo (7), pela volta, no mesmo gramado também às 17h, com transmissão da Band, Bandsports e Bandplay.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais