Futebol

Lances em Vasco x Grêmio estreiam novo protocolo do VAR com anúncio de decisão

Arbitro da partida comunicou as decisões do VAR no sistema de som de São Januário

Da Redação

Flávio Rodrigues de Souza durance Vasco x Grêmio
Flávio Rodrigues de Souza durance Vasco x Grêmio
Reprodução

O confronto entre Vasco e Grêmio, neste domingo (14), pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, teve vitória do Gigante da Colina por 2 a 1, e contou com a estreia do novo protocolo de decisões do VAR. Agora, após tomar uma decisão, o árbitro precisa anuncia-la pelo sistema de som do estádio. 

E a situação ocorreu duas vezes no primeiro tempo do confronto em São Januário. Na primeira, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza marcou em campo um pênalti no atacante Rossi, do Vasco, e, com o auxilio do VAR, voltou atrás na decisão e teve que explica-la ao público através do sistema de som do estádio.

"Após revisão, foi identificado que não há o toque no atacante. A decisão é não penal e cartão amarelo por simulação", disse o árbitro.

No segundo lance, o VAR recomendou que Flávio Rodrigues analisasse um possível pênalti onde a bola bateu no braço do lateral Lucas Piton, do Vasco, dentro da área. Após revisar o lance na tela do VAR, o árbitro decidiu seguir com a decisão de campo e não marcar o pênalti.

“Foi identificado que a bola bate acidentalmente no braço do jogador. Portanto, a decisão final é de não penal”, anunciou Flávio Rodrigues de Souza para todo o estádio.

A decisão de os árbitros comunicarem suas decisões pelo sistema de som dos estádios brasileiros partiu da CBF, que implementou a novidade para o Brasileirão 2024 após aprovação da FIFA.

Tópicos relacionados