O Palmeiras recebeu o Botafogo no Allianz Parque, neste domingo (25), em uma disputa direta no topo da tabela do Campeonato Brasileiro da Série A. Mas se o Verdão, segundo colocado até o início da 13ª rodada, sonhava diminuir a vantagem do líder do Botafogo, o que acabou acontecendo foi o inverso. Com um gol do artilheiro Tiquinho Soares, o Glorioso levou a melhor por 1 a 0 e abriu sete pontos de frente para o vice-líder, que agora é o Grêmio.
Agora com 30 pontos, o Botafogo segue como líder absoluto do Campeonato Brasileiro. O Grêmio e Flamengo venceram e passaram o Palmeiras, que agora está na quarta posição, com 22 pontos.
O resultado deste domingo derrubou dois tabus. Pelo lado palmeirense, a derrota significou a queda de uma invencibilidade de 31 jogos no Allianz Parque. A última vez que os comandados de Abel Ferreira haviam perdido em casa foi contra o Athletico, por 2 a 0, em 2 de julho de 2022.
Já o Botafogo encerra uma seca de 15 anos sem vencer o Palmeiras nos domínios do adversário. O último triunfo havia sido em 2008.
O jogo
O primeiro tempo foi bem movimentado entre as duas equipes. Os donos da casa tiveram a maior posse de bola e deram três chutes ao gol. O Glorioso, porém, aproveitou a oportunidade que teve aos aos 27 minutos. Após falta cobrada pelo lado direito, a bola sobrou para Tiquinho Soares. O atacante fez o corte em Zé Rafael, chutou cruzado e abriu o placar para o time carioca.
Aos 40 minutos, Gustavo Gómez marcou de cabeça para o Verdão. Mas após checagem do VAR, foi identificado o impedimento do zagueiro, e o gol acabou anulado pelo árbitro Anderson Daronco.
Veiga perde pênalti
O Botafogo fez um segundo tempo superior. O time levou perigo para o adversário e conseguiu criar boas chances de ampliar o placar. Aos 34 minutos, Luan foi derrubado por Di Placido na área, e Daronco marcou penalidade. Raphael Veiga bateu muito forte, mas para fora.
No final da partida, Gómez quase deixou tudo igual após receber um cruzamento, mas Lucas Perri, em mais um grande jogo, salvou o Glorioso.
O próximo compromisso do time carioca é na quinta-feira (29), às 21h (Brasília), contra o Magallanes, pela Copa Sul-Americana. Já a equipe paulista enfrenta o Bolívar na quinta-feira (29), às 21h (Brasília), pela Libertadores.