Maior torneio de clubes do mundo, a Champions League chega em mais uma reta decisiva: a partir desta terça-feira (30), Real Madrid e Bayern de Munique se enfrentam em dois jogos por uma vaga na decisão; do outro lado da chave, Borussia Dortmund e PSG duelam pela semifinal.
Entre os quatro semifinalistas, o PSG é quem luta pelo título inédito. O clube sonha com a conquista continental e pode até rever o Bayern de Munique para uma possível ‘revanche’ na decisão.
Segundo dados do Google Trends, a final entre franceses e alemães, na temporada 2019/20, rendeu o maior pico de interesse pela Champions League no Brasil (confira no gráfico a seguir).
Alguns fatores podem explicar esse registro da plataforma do Google, a começar pela força de Neymar entre os brasileiros.
Contratação mais cara da história do futebol e então principal ‘nome’ do projeto do PSG pela conquista inédita da Champions, Neymar foi um dos protagonistas daquele torneio em 2019/20. O astro, no entanto, terminou com o vice-campeonato e chorou bastante depois da derrota.
Além disso, agosto de 2020 ficou conhecido como o ‘super agosto’. Diante da pandemia de Covid, a Uefa adaptou a disputa da Liga dos Campeões naquele ano. As quartas de final e as semifinais foram disputadas em jogo único, assim como a decisão.
Os jogos foram realizados entre os dias 12 e 23 de agosto em Lisboa, em Portugal, sem a presença de público. As equipes ficaram numa espécie de ‘bolha’ para conseguir terminar a competição.
O esforço da Uefa também foi um dos marcos da volta do futebol a nível mundial, paralisado com a pandemia. Isso também pode ter impulsionado o interesse de quem acompanha a modalidade e o torneio.
Interesse pela Champions cresce
O Google Trends também mostra que o interesse pela Liga dos Campeões vem crescendo no país, na média geral, com o monitoramento sendo feito desde 2004.
O pico anual costuma ser entre abril e maio, época das fases decisivas do mata-mata, mas há um crescimento considerável a partir de 2016.
Dados prévios de abril de 2024, segundo a plataforma, colocam o período em questão como o segundo mais popular, depois do ‘super agosto’. Com a disputa das semifinais e final previstas para maio, o torneio deve seguir em alta nas próximas semanas.
O crescimento do interesse pela Champions, portanto, não teria relação com os direitos de transmissão, considerando que a Globo deixou de exibir o mata-mata da Champions a partir de 2018. O SBT ganhou a concorrência e é a emissora responsável por mostrar os jogos da competição europeia na TV aberta, enquanto a TNT faz a cobertura completa nos canais por assinatura.
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