Considerado um dos maiores técnicos de todos os tempos, Carlo Ancelotti é o favorito da CBF para assumir o comando da Seleção Brasileira.
A entidade máxima do futebol nacional tenta viabilizar uma forma de tirar o italiano do Real Madrid, já que o contrato do treinador com o clube merengue vai até junho de 2024.
Como jogador, Ancelotti foi um meio-campista que teve uma carreira relevante (assista a alguns lances no vídeo acima). Ele venceu a Liga dos Campeões com o Milan em duas oportunidades (1988/89 e 1989/90) e representou a Itália na Copa do Mundo de 1990.
A seguir, conheça a história de Carlo Ancelotti como jogador.
Carreira de Carlo Ancelotti como jogador
Carlo Ancelotti era meio-campista e começou a carreira no Parma, em 1976/77. O italiano atuou profissionalmente até 1992, sempre por times da Itália (Parma, Roma e Milan). Como jogador, foi campeão nacional por Roma e Milan e conquistou a Liga dos Campeões pela equipe de Milão em duas oportunidades.
De acordo com o Transfermarkt, Ancelotti fez 387 jogos na carreira, com 27 gols marcados e 21 assistências.
Na Roma, entre 1980 e 1984, o italiano dividiu vestiário com o craque brasileiro Paulo Roberto Falcão. Os anos na capital italiana fizeram com que eles se tornassem grandes amigos.
“Ele tem o lado brincalhão. É um cara simples. A hierarquia tem que acontecer, mas é um cara que conversa com os jogadores, que dá condições para o jogador falar. E escala os melhores, independentemente de nomes. Ele não tem sucesso à toa, chegou aonde chegou porque é muito bom. É um cara maravilhoso e que merece, que sabe levar a 'boleirada' e não tenta ser mais importante que os jogadores. Os caras adoram ele”, disse Falcão, em entrevista recente ao “UOL”.
A carreira de Ancelotti como treinador começou pouco depois da aposentadoria dos gramados. Ele foi auxiliar técnico da Seleção da Itália e assumiu o primeiro trabalho como treinador em 1996/97, no Parma.
Com mais de 25 anos de carreira como treinador, Ancelotti coleciona passagens por Juventus, Milan, Chelsea, Paris Saint-Germain, Real Madrid, Bayern de Munique, Napoli e Everton.
Quantas Champions League tem Carlo Ancelotti?
Ancelotti é um dos técnicos mais vitoriosos em atividade no futebol mundial. Como treinador, o italiano conquistou quatro títulos da Liga dos Campeões até o momento: em 2002/03 e 2006/07 com o Milan, e em 2013/14 e 2021/22 com o Real Madrid.
Além das quatro ‘orelhudas’ no banco de reservas, Ancelotti tem os títulos da Champions com o Milan em 1989 e 1990. Ou seja, somando as carreiras como jogador e técnico, são seis troféus.
Ancelotti ainda tem um recorde expressivo. Com a conquista do Campeonato Espanhol com o Real Madrid na temporada 2021/22, ele atingiu um feito inédito: se tornou o primeiro treinador da história a conquistar o título das cinco grandes ligas europeias: ou seja, ele já foi campeão nacional em Espanha, Alemanha, França, Inglaterra e Itália.