Esportes

No Fla desde 2019, Gabigol ficará fora da final do Carioca pela 1ª vez em 6 anos

Companheiros da mesma geração, apenas Bruno Henrique e Arrascaeta seguem com participações em todas edições

Da redação

Gabigol, atacante do Flamengo, é desfalque após tentativa de fraude em exame antidoping
Gabigol, atacante do Flamengo, é desfalque após tentativa de fraude em exame antidoping
@Flamengo

O Flamengo jogará neste sábado (30) sua sexta final seguida de Campeonato Carioca. No entanto, um dos protagonistas dessa hegemonia rubro-negra no estadual do Rio de Janeiro não entrará em campo. Suspenso por dois anos por tentativa de fraude em exame antidoping, Gabigol ficará fora pela primeira vez de uma decisão estadual com a camisa do Flamengo desde que chegou ao clube, em 2019.

Tricampeão carioca e com cinco gols com em decisões do Carioca, o camisa 10 foi enquadrado na última segunda-feira (25) no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, referente à "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”.

Desta maneira, Gabigol é desfalque para as finais deste ano, diante da “sensação" Nova Iguaçu. Os jogos acontecem neste sábado (30) com ida no Maracanã, às 17h e domingo (7), pela volta, no mesmo gramado também às 17h, com transmissão da Band, Bandsports e Bandplay.

“A despeito do meu respeito pelo Tribunal, reitero que jamais tentei obstruir ou fraudar qualquer exame, e confio que serei inocentado pela instância superior. (…) Sempre segui as regras do jogo e nunca utilizei substâncias proibidas. Já fui submetido a dezenas de testes, todos sempre negativos, o que reforça meu compromisso com meu Clube e com o torcedor brasileiro”, defendeu-se o jogador na última segunda-feira (25), após a divulgação do resultado do julgamento que, se mantida a punição, o deixará fora dos campos até abril de 2025.

O repórter Thiago Carvalho, da Band, acompanhou os detalhes do episódio envolvendo o ídolo rubro-negro de perto e trouxe detalhes da situação vivida pelo atacante.

“De fato, o Gabigol não estava com nenhuma substância ilegal, tanto que o exame deu negativo. Mas ele estava incomodado por, segundo ele próprio, estar entre os escolhidos para fazer o teste”, explicou o repórter quando o caso tornou-se público.

“Depois que ele almoçou, ele passou pelo local do exame, pegou um frasco e foi ao banheiro para fazer a coleta da urina. Um dos funcionários do departamento seguiu o Gabigol, é uma das normas do exame, mas o jogador se irritou. Ele tentou esconder a genitália, o que também está no relato da Procuradoria, dizendo que isso também é uma tentativa de fraude. Depois, o Gabigol entrega o frasco aberto, e não fechado. Todas essas questões levaram à denúncia”, contou o repórter.

Da geração vencedora de 2019, agora restam no atual elenco rubro-negro apenas Arrascaeta e Bruno Henrique, que carimbaram participações consecutivas na decisão em todas as edições em seis temporadas pelo clube e se credenciam como possíveis protagonistas de mais um possível título do Flamengo “malvadão” dos últimos anos. Tudo depende da vontade de Tite e do destino. 

Confira o retrospecto de Gabigol em finais de Campeonato Carioca com a camisa do Flamengo:

2019: Flamengo campeão, Vasco da Gama vice

2020: Flamengo campeão, Fluminense vice (Gabigol anota um gol)

2021: Flamengo campeão, Fluminense vice (Gabigol anota três gols)

2022: Fluminense campeão, Flamengo vice (Gabigol anota um gol)

2023: Fluminense campeão, Flamengo vice

2024: Flamengo x Nova Iguaçu - Gabigol fora pela primeira vez

Gabigol no Palmeiras?

Outro capítulo que acaba engrossando o tema é a falta de acordo entre Gabigol e Flamengo por renovação contratual. Com apenas nove meses restantes de vínculo, o atacante já esteve na mira do Corinthians e agora surge como alvo de outros clubes. O rumor mais quente, entretanto, vem da Barra Funda, com interesse do Palmeiras pelo ídolo flamenguista.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais