Esportes

São Paulo oficializa a contratação do técnico argentino Luis Zubeldía

Treinador argentino deve estrear pelo Tricolor contra o Barcelona do Equador, pela Libertadores

da redação

Luis Zubeldía foi campeão da Copa Sul-Americana dirigindo a LDU, em 2023
Luis Zubeldía foi campeão da Copa Sul-Americana dirigindo a LDU, em 2023
Divulgação: X / Sudamericana

Novo comandante do Tricolor! Após demitir Thiago Carpini nesta última quinta-feira (18), o São Paulo anunciou o treinador argentino Luis Zubeldía neste sábado (20) com vínculo válido por duas temporadas, até final de 2025.

Atual campeão equatoriano e da Copa Sul-Americana pela LDU, o técnico chega ao lado tricolor da Barra Funda após “retiro sabático” dos gramados e vivendo o melhor momento da carreira em 16 anos.

Os dois títulos conquistados na temporada passada foram, até então, os únicos da carreira do treinador. Apesar de vasta experiência com quase duas décadas na beira da área técnica, Zubeldía ainda encaixa-se no padrão de jovens treinadores, com apenas 43 anos.

Segundo o anúncio do Tricolor, Zubeldía vai acompanhar o jogo contra o Atlético-GO, neste domingo (21), das tribunas do Estádio Antônio Accioly e comandar os treinamentos a partir da próxima semana.

Zubeldía já foi algoz do São Paulo em duas oportunidades

A primeira vez que o argentino deixou o cartão de visitas ingrato aos são-paulinos aconteceu em confronto ainda dirigindo o Lanús, da Argentina, em outubro de 2020.

Em partida válida pela segunda rodada já eliminatória da Copa Sul-Americana daquele ano de pandemia, o Tricolor de Fernando Diniz caiu por 3 a 2 em jogo de ida na província de Buenos Aires.

Decidindo no Morumbi, o São Paulo acabou eliminado pelo critério de gols fora de casa, cedendo tento aos argentinos no último minuto da segunda etapa, no placar final de 4 a 3.

A mais atual, entretanto, seria em agosto de 2023. O Tricolor comandado por Dorival Junior, embalado na Copa do Brasil, não seria capaz de eliminar a LDU de Luis Zubeldía.

Em jogo de ida fora de casa, vantagem equatoriana por 2 a 1. Na volta, o São Paulo até venceria por 1 a 0, mas seria eliminado nos pênaltis para o time que mais tarde seria campeão da edição batendo o Fortaleza.

O Tricolor volta aos gramados ainda sem a presença de Zubeldía neste domingo (21) encarando o Atlético-GO, fora de casa, às 18h30 no gramado do Antônio Accioly. Ambas equipes ainda não venceram no Brasileirão e amargam duas derrotas em dois jogos.

A estreia do argentino, entretanto, deve acontecer em compromisso válido pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. 

Enfrentando o Barcelona de Guayaquil, o Tricolor embarca ao Equador buscando a segunda vitória dentro da atual edição da competição após bater o Cobresal por 2 a 0 no Morumbi. A bola rola às 21h da quinta-feira (25), no Estádio Monumental Banco Pichincha.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais