Esportes

Dorival explica convocação de Evanilson e ausência de Richarlison na Seleção

Técnico da Seleção Brasileira convocou os jogadores para a disputa da Copa América

Da redação

Dorival explica escolhas na Seleção para a Copa América
Dorival explica escolhas na Seleção para a Copa América
Rafael Ribeiro/CBF

Dorival Júnior convocou a Seleção Brasileira para a Copa América 2024 nesta sexta-feira (10), e uma das principais surpresas da lista foi Evanilson, atacante do Porto.

O técnico falou sobre o jogador e deu a entender que a vaga seria de Richarlison. O atacante do Tottenham, no entanto, teve uma lesão de última hora e precisou ser cortado.

"Ele pouco atuou aqui no país, realmente, mas vem chamando atenção ultimamente. Ele tem um entendimento muito claro da função que executa, ele sai para poder ser um homem que complementa a criação, como também infiltra muito bem em momentos de ataques pelos lados do campo. Se repetir aqui o que está fazendo no seu clube, não tenho dúvidas de que será uma grata surpresa. Nos impressionou nas avaliações, está no radar de grandes clubes europeus. E, agora, em função de uma lesão do Richarlison, que aconteceu na manhã de hoje [sexta-feira], ele passa a ser um jogador com que contamos e acreditamos", afirmou Dorival.

“O Richarlison teve uma lesão na panturrilha, ainda não oficializada pelo clube, porém fizemos um contato com o atleta e ele nos comunicou”, disse.

Protagonismo de Vini Jr.

Atualmente, Vinicius Júnior é o principal jogador brasileiro em atividade na Europa. O atacante é protagonista no Real Madrid e tenta mais um título da Champions League com o clube merengue.

Questionado se o camisa 7 do Real pode ser o principal nome da Seleção na Copa América, especialmente com a ausência de Neymar, machucado, Dorival dividiu responsabilidades.

"De um modo geral, nós precisamos de protagonistas, e não só um único. Acho que a divisão de responsabilidade fará com que a nossa equipe cresça. Até então, nós temos que fazer com que dentro do próprio grupo de trabalho aflorem responsabilidades de cada um. O principal é que todos estejam integrados, desenvolvendo o seu melhor. A divisão de responsabilidade ela diminui essa obrigação de termos sempre um protagonista à frente da Seleção", disse o técnico.

Outras respostas de Dorival

Endrick

O principal é que ele vá para os Estados Unidos focado no objetivo que todos nós temos. Eu acredito que seja um processo natural, quando o Abel falou lá atrás. A evolução acontece, o jogador muda muito em três meses, imagina em um ano. O Endrick foi muito protagonista de uma conquista de seu clube meses atrás, entrou muito bem nos amistosos, tem mantido um nível, e ainda pode melhorar muito. Que ele se sinta cada vez mais confortável aqui dentro.

Retorno de Militão

Seu clube [o Real Madrid] está tendo todo o cuidado possível, já está há disposição há 40 dias, está sendo reinserido aos poucos. Nós teremos um período relativo até a nossa estreia, com certeza teremos a possibilidade real de uma recuperação total, se já não aconteceu.

Ausências de Casemiro e Thiago Silva

O Casemiro merece todo o respeito, de todos nós. Eu tive uma conversa com ele em Manchester, há uns três meses, expus o que eu pensava de momento, de sua equipe. Não quer dizer que não esteja neste instante que está descartado. Ele sabe muito bem o que eu penso a respeito dele, e isso é o principal. Amanhã, com calma, eu farei um contato com o Casemiro, naturalmente colocando o que eu acho que possa vir a acontecer futuramente. Merece nossa consideração e respeito.

O mesmo se faz com o Thiago. É um jogador que tem uma história dentro da Seleção Brasileira, e por isso merece ser muito respeitado. A não convocação é em razão do que a gente acredita [ser melhor] neste instante.

Decisões foram baseadas em ‘momento’ e nível técnico

Nenhuma relação [com calendário]. Uma decisão puramente técnica, com todos os nomes. Nós procuramos avaliar e analisar todos os atletas em atividade. Volta a dizer que para nós não importa a idade, clubes, qualquer outra situação que não seja o momento de cada atleta, a condição que esteja. O processo de avaliação é complicado, muito difícil. Na convocação anterior tivemos 14 jogadores afastados, com alguns cortes. O importante é que aqueles que foram deixaram uma ótima resposta. Não estando neste momento, não quer dizer nada. Teremos dois amistosos iniciais, posterior a isso, caso tenhamos necessidade de alterações, seja pela área técnica ou médica, nós o faremos para a Copa América.

Convocou já pensando na Copa do Mundo?

Não, é o momento. Uma competição importantíssima para todos nós. Não posso pensar além da Copa América. Temos que estar focados em um objetivo que é muito claro para todos nós. Vamos fazer uma competição por etapas. Tentar ser a melhor equipe possível na primeira fase, é um desafio grande. Teremos um tempo de treinamento para também melhor o que foi apresentado nos últimos amistosos.

Obrigação por resultados

Eu acho que seria utopia falar que não existe preocupação com o resultado, no futebol brasileiro não tem cabimento. Nós temos um compromisso que nos leva a pensar na frente, porém estaremos abrindo uma competição que é importante para qualquer seleção sul-americana. Uma competição que nos dará uma ideia mais clara do momento que estamos vivendo. Os adversários sul-americanos estão em crescimento, cada um à sua maneira. Vai ser um campeonato difícil, duro, bem disputado. Isso para mim é a melhor preparação para qualquer competição que teremos depois.

Importância da Copa América

É uma competição importante, que nos dará essa proximidade com uma Copa do Mundo, será um referencial. Cada jogador que veste essa camisa, tem por obrigação dar o seu melhor, ter comprometimento. Nós estamos debruçados totalmente na Seleção Brasileira, nos últimos cinco meses eu fui uma vez para casa apenas. E vai ser assim até a estreia na Copa. Para mim foi um prazer esses últimos amistosos, as colocações dos torcedores, de satisfação, de prazer. Isso é muito importante, esse é o resgate que nós queremos. Será muito importante.

Renovação da Seleção

Eu acredito que mesmo que tenhamos jogadores jovens, a grande maioria deles joga em grandes clubes, competições importantíssimas. Jogadores que, mesmo com pouca idade, têm muito conhecimento e vasta experiência. É uma seleção jovem? Eu acho ela bem equilibrada, mas pode dar muita resposta positiva sim. E isso só vai acontecer atuando, jogando.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais