O técnico Thomas Tuchel, de 51 anos de idade, foi anunciado na manhã desta quarta-feira (16) como novo técnico da seleção masculina de futebol da Inglaterra.
O contrato terá a duração de 18 meses e será válido a partir de 1º de janeiro de 2025, ou seja, Tuchel deverá comandar a Inglaterra na Copa do Mundo de 2026.
Com passagens por Bayern de Munique e Paris Saint-Germain, o comandante alemão retorna ao futebol inglês após levar o Chelsea ao bicampeonato europeu e ao inédito título mundial sobre o Palmeiras. Além disso, Tuchel foi eleito o treinador do ano da UEFA e da FIFA em 2021.
"Estou muito orgulhoso de ter recebido a honra de liderar a seleção da Inglaterra. Há muito tempo sinto uma conexão pessoal com o jogo neste país, e isso já me deu alguns momentos incríveis. Ter a chance de representar a Inglaterra é um grande privilégio, e a oportunidade de trabalhar com este grupo especial e talentoso de jogadores é muito emocionante", disse em comunicado.
Segundo o site oficial da seleção inglesa, o contrato entre Tuchel e a Inglaterra foi assinado no dia 8 de outubro após aprovação do alemão pelo CEO da Inglaterra, Mark Bullingham, e pelo diretor técnico masculino John McDermott.
Crise na seleção inglesa?
A troca no comando técnico da Inglaterra aconteceu após o vice-campeonato europeu sobre a Espanha, em julho de 2024. Gareth Southgate, ex-comandante dos 'Lions', levou a seleção inglesa a duas decisões de Eurocopa, com a primeira derrota contra a Itália, em 2020.
Recentemente, o nome de Pep Guardiola, que atualmente comanda o Manchester City e que não deverá renovar seu contrato com os 'citizens', passou a ser especulado como possível novo técnico da seleção inglesa.
No entanto, a experiência e o sucesso no comando do Chelsea pesaram na decisão de contratarem Tuchel. O alemão causou um impacto instantâneo em Stamford Bridge, já que o time ficou invicto por 14 jogos sob seu comando e estabeleceu um recorde do clube com um novo técnico, no período em que passou por Londres.