Alberto Valentim é o homem certo na hora certa para o Athletico. Em menos de dois meses de trabalho no Furacão, ele conquistou uma Copa Sul-Americana e, dentro de algumas semanas, disputa a final da Copa do Brasil contra o Atlético-MG.
Em entrevista a Elia Júnior no Nossa Área, da Rádio Bandeirantes, Valentim, que é o primeiro técnico da história a ganhar uma Sul-Americana com apenas um jogo na competição, agradeceu o trabalho de quem ajudou a formatar o Athletico Paranaense campeão.
"Quando cheguei ao Athletico Paranaense, falei que daria continuidade ao trabalho do António [Oliveira] e do Paulo [Autuori]. Eles fizeram um trabalho excepcional antes da minha chegada", disse o treinador.
O português António Oliveira foi o treinador do Athletico na maior parte da temporada, conduzindo a equipe às semifinais da Sula. Com a sua saída, assumiu Autuori, que trabalhou em alguns jogos antes da contratação de Valentim.
Autuori, aliás, conhece Valentim de longa data. Eles trabalharam juntos no Flamengo nos anos 90. "O Paulo foi um dos melhores treinadores que tive. É um cara culto, tem muita experiência e um caráter espetacular. Estar ao lado dele é uma oportunidade de aprender", confessou Valentim.