Autossabotagem: veja dicas para driblar comportamento e alcançar seus objetivos

A autossabotagem acontece quando procrastinamos ações importantes ou questionamos nossas capacidades; saiba como superá-la

Amanda Rodrigues, do Astrodica

Astrodica

Amanda Rodrigues é comunicadora (PUC-RJ), astróloga e psicoterapeuta Junguiana. Criadora do @astrodica, onde compartilha sua paixão pela vida e espiritualidade. Acredita que a astrologia é uma bússola essencial que guia os nossos processos e progressos. Através do seu método, a Astrologia do Feminino, ajuda milhares de pessoas a viverem a sua melhor versão.

Vamos nos inspirar sobre um tema que assombra a maioria das pessoas: a autossabotagem. Você já deixou de fazer algo que colabora com o seu crescimento? Já se viu postergando e procrastinando ações importantes? Ou ainda questionando quando as coisas estão boas demais para serem verdade? Esses são grandes padrões de autossabotagem.  

Continue lendo para entender o que é a autossabotagem e saber como driblá-la.  

A autossabotagem é formada por padrões de comportamento que reproduzimos inconscientemente e prejudicam nossos próprios objetivos e bem-estar. Ela pode se manifestar de diversas formas, com hábitos autodestrutivos ou o boicote de oportunidade de sucesso.  

Existem várias razões pelas quais tendemos a agir contra nossos próprios interesses: o medo do fracasso, de não sermos bons o suficiente ou de falharmos em algumas situações. Isso faz com que evitemos o desafio. Há ainda a baixa autoestima e a autoimagem negativa, que nos levam a duvidar das nossas habilidades e merecimentos. 

Muitos comportamentos são aprendidos ainda na infância, como, por exemplo, a falta de disciplina e a falta de limites. Entender esses padrões de autossabotagem e suas causas é o primeiro passo para podermos superar essa conduta e alcançarmos nossos objetivos.  

Para isso, a autoconsciência e o autoconhecimento são estratégias de enfrentamento saudáveis para lidarmos com a autossabotagem. A própria astrologia, inclusive, é uma ferramenta incrível que mostra, por meio do nosso mapa astral, os nossos desafios e pontos fortes. 

Aqui, vou trazer também algumas atitudes que podemos colocar em prática no dia a dia para fortalecer nossa autoestima e capacidade de ação e, assim, driblar a tendência à autossabotagem. Confira: 

1. Pratique o seu autoconhecimento 

Esteja atento aos seus pensamentos e comportamentos autossabotadores. Identifique os gatilhos que os desencadeiam e mude seus padrões de comportamento. 

2. Desafie as suas crenças limitantes  

Questione seus pensamentos negativos sobre você mesma e comece a substituí-los por afirmações positivas e construtivas

3. Estabeleça metas realistas 

Planeje-se para realizar pequenas tarefas no seu dia a dia. À medida que você as conclui, vai ganhando autoconfiança e, assim, sua autoestima vai aumentando. Desta forma, você pode se comprometer com novos desafios. 

4. Busque apoio 

Procure por ajuda de amigos, familiares e profissionais de saúde mental para você ter suporte emocional e orientação durante os momentos de autossabotagem. 

5. Tenha momentos de lazer 

Esses momentos de diversão e prazer são essenciais para manter a autoconfiança e a autoestima elevada, para se sentir cada vez mais capaz e merecedor de ser bem-sucedido na vida. 

A autossabotagem é um tema complexo, mas eu confio que, colocando essas dicas em prática, você vai começar a perceber o quanto é importante jogar a seu favor, e não contra você mesmo. Seguimos firmes no processo que é progresso, fazendo o que pode ser feito sempre em direção à nossa melhor versão.