Horóscopo

O que não fazer no Mercúrio Retrógrado? André Mantovanni responde

Não tomar decisões definitivas e não falar sem pensar estão entre os conselhos do Mantovanni; leia mais e anote:

Por André Mantovanni

O que não fazer no Mercúrio Retrógrado? André Mantovanni responde
O que não fazer no Mercúrio Retrógrado? André Mantovanni responde
Reprodução/Uma Noite Fora de Série

Cerca de três vezes por ano, vivenciamos coletivamente algumas semanas desafiadoras para a comunicação em geral, são os períodos em que o planeta Mercúrio anda para trás do ponto de vista terrestre. Ele é o planeta que rege a comunicação e, quando retrocede, pode causar falhas em diálogos, problemas de tecnologia, ansiedade, atrasos, entre outros dramas. Desde 10 de maio ele está retrógrado e assim ficará até 3 de junho.

Os períodos retrógrados de Mercúrio são momentos muito importante para todos, mas esse trânsito tem a reputação de ser desagradável, já que causa todos os tipos de lentidão, deslizes e atrasos no cronograma. Como a comunicação, o tempo e o pensamento claro podem ficar confusos durante o retrocesso de Mercúrio, é mais provável que tenhamos sentimentos feridos, planos fracassados, prazos perdidos ou confusão geral – o que pode ser muito difícil para nossas carreiras e relacionamentos. 

Mas este não é um momento inteiramente ruim se você estiver disposto a desacelerar e trabalhar com a energia que se move para trás. Mercúrio retrógrado é considerado um ótimo momento para olhar para o passado e pensar sobre o que está funcionando para nós e o que não está – e é o momento ideal para refletir sobre onde estamos com nossos objetivos pessoais e reajustar nossa trajetória conforme necessário. Ao desacelerar e usar o Mercúrio retrógrado como tempo para pausar e reavaliar nossas vidas, podemos sair do outro lado ainda mais lúcidos e focados do que antes.

Veja algumas dicas do que fazer e não fazer durante a retrogradação deste planeta:


1. Não tome decisões definitivas

Mercúrio retrógrado não é o melhor momento para tomar grandes decisões financeiras, fazer investimentos ou compras – especialmente se você estiver comprando eletrônicos, produtos tecnológicos ou passagens de viagem. Como as questões lógicas são afetadas por esses períodos, é provável que ignoremos alguns detalhes importantes ou nos arrependemos de nossa decisão pós-retrogradação.

Como Mercúrio rege a comunicação e o pensamento, quaisquer grandes movimentos de dinheiro, investimentos ou até mesmo mudanças de carreira podem facilmente ser prejudicadas durante o período retrógrado – portanto, não é a melhor ideia tomar decisões definitivas que podem mudar a vida.

2. Não assine nenhum contrato ou inicie novos projetos

Mais uma vez, mercúrio retrógrado não é o melhor momento para tomar uma grande decisão que altera a vida – especialmente uma que você realmente não possa voltar atrás, como assinar um contrato legal ou deixar um emprego. Isso significa evitar decisões definitivas sempre que possível, incluindo a assinatura de arrendamentos, novos contratos de trabalho ou empréstimos.

Se algo importante surgir durante um período retrógrado de Mercúrio, tente adiar até que o período retrógrado termine, se possível. Se for algo que não pode esperar, certifique-se de ser extremamente diligente ao ler as letras miúdas e certificar-se de que compreende e se sente à vontade com os termos do que quer que esteja entrando.

3. Não fale sem pensar 

Se Mercúrio estiver retrógrado e você estiver pronto para dizer a primeira coisa que vier à mente, pare e respire antes de falar ou apertar "enviar" no texto. Com todas as falhas de comunicação que ocorrem durante esses períodos astrológicos é fácil dizer algo que você não quer, enviar uma mensagem para a pessoa errada ou tirar as palavras de alguém fora de contexto, e acabar em uma briga.

Embora todo esse drama possa fazer sua cabeça girar, simplesmente prometa pensar com cuidado antes de falar ou digitar seus pensamentos e sentimentos, e tente não iniciar grandes discussões. Agora não é o melhor momento para discutir sobre coisas sérias. Seja sensível nas escolhas de suas palavras e tente não levar nada muito para o lado pessoal!

Mercúrio retrógrado é considerado ótimo momento para olhar ao passado e pensar sobre o que está funcionando para nós, e o que não está


4. Dê uma olhada mais de perto em suas finanças

Passar algum tempo pensando em suas finanças e revisando como você gastou dinheiro no passado recente pode ser uma coisa boa durante o Mercúrio retrógrado. Reserve algum tempo durante o próximo período retrógrado de Mercúrio para analisar sua situação financeira, anote quaisquer maus hábitos financeiros que se desenvolveram e veja o que pode ser melhorado. Você pode até pedir ajuda extra se achar que precisa. Aprender com os erros do passado durante o retrocesso irá equipá-lo melhor para tomar decisões acertadas sobre o futuro, uma vez que ele se esclareça.

5. Deixe de lado velhos rancores

Mercúrio retrógrado não é apenas um momento de loucura e ansiedade extras, mas também é um momento de reflexão, e isso pode definitivamente ser uma coisa positiva no contexto de nossos relacionamentos. Se houver feridas antigas, ressentimentos não ditos ou dramas ocultos em seus relacionamentos, é provável que sejam trazidos para a consciência agora. Essa é uma oportunidade resolvê-los. Tente se livrar de mágoas passadas e converse cuidadosamente sobre os problemas nas parcerias existentes. É melhor usar esses períodos para tentar resolver velhos rancores que você tem guardado. Você pode se sentir muito mais leve.

6. Entre em contato com pessoas do passado

Você não deve apenas deixar de lado as velhas discussões e raiva, mas também deve estar aberto a deixar voltar pessoas do seu passado que você não vê há algum tempo. Durante uma retrogradação, o planeta parece se mover para trás – e isso pode fazer com que nossas mentes voltem no tempo também, tornando provável que cruzemos com amigos distantes ou recebamos uma mensagem aleatória de um ex.

É fácil ignorar um "vamos sair um dia" de um velho amigo, mas os períodos retrógrados de Mercúrio são um bom momento para honrar essas conexões e restaurar antigos laços. Faça planos, reúna-se e divirta-se. Você pode reacender essa amizade ou relacionamento da melhor maneira possível.

De maneira feral, o que mercúrio retrógrado nos pede é que estejamos abertos às mudanças e dispostos a explorar outros pontos de vista. Flexibilidade e criatividade são elementos que nos ajudam a passar por esse período de maneira mais leve. Evite dar murro em ponta de faca insistindo em coisas sem solução no momento, contorne os problemas, olhe de outra perspectiva, peça opinião. Os desconfortos desse período aparecem justamente para que possamos fazer os devidos ajustes de rota e traçar um melhor caminho para as nossas vidas. Lembre-se de manter o foco e a mente alerta para não se dispersar. Aproveite para desenvolver novos hábitos ou retomar aqueles que te faziam bem.

Tópicos relacionados