Horóscopo

O que o Sol significa na astrologia? Astrólogo explica

Segundo André Mantovanni, o Sol no mapa astral, definido pela data de nascimento, vai determinar as características mais latentes de uma pessoa; leia a explicação abaixo:

Por André Mantovanni

No mapa, a posição do Sol vai apontar o lugar em que sentimos mais força
No mapa, a posição do Sol vai apontar o lugar em que sentimos mais força
Envato Elements

Assim como no sistema solar, na astrologia, o Sol – definido de acordo com sua data de nascimento – é o elemento central. Ele é o primeiro recurso utilizado para desvendarmos o comportamento de todos os outros planetas e signos no nosso mapa natal. O Sol é o personagem principal na composição da nossa identidade, representa o Eu. Ele é o impulso de vida, a vitalidade, a mente consciente. O astro rei é o núcleo de nossa alma, a mais íntima natureza do ser humano e expressa a natureza de nosso herói interior com uma proposta de vida. 

Sua energia nos convoca a sermos nós mesmos de acordo com o signo em que está posicionado. Por isso, sempre usamos “signo solar” para designar o ponto mais luminoso do mapa natal e atribuir as características mais latentes de uma pessoa de acordo com sua data de nascimento.

O signo solar expressa quem desejamos ser e aquilo que precisamos aperfeiçoar dentro de nós;

 

Significado no mapa astral

No mapa, o posicionamento do Sol vai apontar o lugar em que sentimos mais força e confiança. Além das características gerais da nossa personalidade, o signo solar expressa quem desejamos ser e aquilo que precisamos aperfeiçoar dentro de nós. Ele nos revela, também, nossos talentos inatos e as nossas tendências de comportamento. Daí vem a importância de termos consciência dessa energia em nossas vidas. O signo em que o Sol está nos fala das experiências que nos energizam, dessa forma, sempre que vivenciamos situações características de nosso signo solar, ficamos cheios de força, vigor e repletos de luz. 

Quando estamos distantes do nosso Sol, podemos sentir um maior desafio ao entender quem realmente somos e tomar as rédeas da vida em direção ao nosso propósito.  O Sol na Astrologia vai nos mostrar de onde vem o nosso estímulo para viver e ir em busca de nossas vontades. 

Outro elemento importante a ser considerado é a posição do Sol nas casas astrológicas. A sua localização revela em que área da vida a nossa personalidade irradia luz. Os temas que envolvem a casa em que o Sol se encontra, apontam para o aspecto que precisamos trabalhar e desenvolver para cumprirmos a nossa missão nessa evolução. 

Significado do símbolo 

Simbolicamente, o Sol é representado por um círculo com um ponto no meio. O ponto simboliza a nossa identidade e círculo, o espaço em que ocupamos. Ele está ligado ao arquétipo da consciência masculina, à energia yang e é regido pelo signo de Leão e pelo elemento fogo. Na nossa estrutura física, o Sol rege o nosso coração, a coluna, e as veias.

Na mitologia

Na mitologia grega, Hélios, o deus Sol, transitava pelo céu em sua carruagem puxada por cavalos de fogo. A sua missão era trazer luz e calor aos homens, permitindo, assim, a existência da vida terrena. Analogamente, na astrologia, ele representa a fonte de energia de todo o horóscopo, nosso fogo criador. Ele nos ajuda a reconhecer nosso valor, termos fé em nós mesmos, nos nossos talentos e potenciais. 

Abaixo, leia como cada signo se energiza e manifesta o seu propósito solar:
 

Áries [de 21 de março a 20 de abril]

iniciando coisas, sendo dono da própria vontade, liderando, manifestando a individualidade;

Touro [de 21 de abril a 20 de maio]

Cuidando do corpo, dançando, comendo, fazendo atividades que proporcionem prazer e estabilidade;

Gêmeos [de 21 de maio a 20 de junho]

Aprendendo, se comunicando, em contato com outras pessoas;

Câncer [de 21 de junho a 22 de julho]

Cuidando do outro e de si mesmo, nutrindo, relembrando o passado com positividade, dentro de casa e com as pessoas que ama 

Leão [de 23 de julho a 22 de agosto]

Se expressando criativamente, sendo notado, cuidando da aparência, sendo generoso e corajoso;

Virgem [de 23 de agosto a 22 de setembro]

Sendo útil, em contato com a natureza, organizando, analisando, planejando e agindo com praticidade; 

Libra [de 23 de setembro a 22 de outubro]

Em contato com a arte, cuidando da aparência, com pessoas queridas, harmonizando tudo e todos a sua volta.

Escorpião [de 23 de outubro a 21 de novembro]

Em contato com temas ocultos, pesquisando, transformando, se aprofundando, buscando o autoconhecimento, fazendo sexo e se apaixonando.

Sagitário [de 22 de novembro a 21 de dezembro]

Viajando, conhecendo outras culturas, lendo, com práticas religiosas, estudando, descobrindo o mundo e fazendo amizades.

Capricórnio [de 22 de dezembro a 20 de janeiro]

Planejando, criando estratégias, trabalhando, tendo metas de longo prazo, sendo ambicioso, persistente e forte.

Aquário [de 21 de janeiro a 18 de fevereiro]

Conhecendo coisas novas, com a tecnologia, se envolvendo em ações humanitárias, sendo criativo e futurista, a liberdade é sua bandeira.

Peixes [de 19 de fevereiro a 20 de março]

Meditando, sonhando, entrando em contato com a espiritualidade e com a natureza, cuidando das emoções. 

Tópicos relacionados