Entretenimento

Quais as datas e características de cada signo?

Conheça tudo sobre Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes

Eunice Ferrari 05/11/2021 • 10:27
Conheça as características dos 12 signos do zodíaco
Conheça as características dos 12 signos do zodíaco
Reprodução/Instagram/@blackandthemoon

Como cada signo de comporta? E como reage em família, nos relacionamentos e no trabalho? Aqui, mostramos as principais características de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

Saiba mais sobre os 12 signos do zodíaco.

Áries: 21 de março a 20 de abril

Áries é o primeiro signo do zodíaco e o primeiro na trilogia do fogo - simboliza a faísca. É regido por Marte, o deus da guerra e das conquistas e traz em si as características de seu planeta regente. Áries é impaciente, intolerante e extremamente impulsivo, primeiro atira, depois pergunta o que aconteceu. As pessoas desse signo não costumam gostar de perder uma batalha, seja ela na vida prática ou emocional. São pessoas individualistas e egocêntricas, gostam de dar a última palavra e de serem as primeiras, as pioneiras em todos os assuntos. A pior característica desse signo é, sem dúvida, a dificuldade de amadurecer, especialmente no nível emocional - são eternas crianças brigando pela atenção dos pais. Arianos e arianas são independentes, competitivos, alegres, joviais, agressivos, briguentos, batalhadores, assertivos, proativos e sabem exatamente onde querem chegar. É comum encontrarmos pessoas desse signo como executivos independentes e empresários.

Touro: 1 de abril a 20 de maio

Touro é o primeiro signo do elemento terra, regido por Vênus, o planeta do amor e dos relacionamentos. Touro busca segurança no amor e na vida prática, por isso é considerado o mais estável de todos os signos. Touro é amoroso, afetuoso, dependente, acomodado, apaixonado e intenso. Taurinos e taurinas buscam por um trabalho seguro e morrem de medo de aventuras. Gostam de sentir os pés bem firmes no chão e não costumam dar passos muito largos, especialmente em questões que envolvem dinheiro. São avessos a investimentos muito modernos ou que tragam qualquer risco de perdas. Aliás, perda é uma palavra que faz toda e qualquer pessoa de Touro se arrepiar. Estão entre os mais apegados e construtores de vínculos fortes e seguros. Touro deseja estabilidade, tanto que chega a se acomodar em situações que ultrapassam a paciência de qualquer outro signo. Touro aguenta, seja o que for. Fortes e determinados, não desistem até conseguirem alcançar metas e objetivos na vida pessoal e no trabalho. 

Gêmeos: 21 de maio a 20 de junho

O primeiro signo de ar é Gêmeos, o signo mais curioso, apelidado de borboleta do zodíaco, pela sua curiosidade, leveza e capacidade de voar de um lado a outro. Regido por Mercúrio, o deus da comunicação e do movimento, traz em si a capacidade da mediação, da notícia, das trocas intelectuais e do conhecimento. Geminianos e geminianas possuem como característica a rapidez das ideias e a facilidade de comunicar-se, seja com quem for. Ágeis, rápidos, acelerados, ansiosos e impulsivos, são comumente encontrados no mundo dos esportes, nas agências de publicidade, no jornalismo e nas vendas. São dúbios, por serem dois, difíceis de lidar por conta da instabilidade e da “troca” de personalidade entre um e outro de seus representantes. De fato, geminianos e geminianas tentam, mas não conseguem ser estáveis; mudam de opinião e de gostos frequentemente e costumam fazer promessas que, no dia seguinte, já não conseguem cumprir. Infiéis por natureza, as pessoas desse signo dificilmente conseguem construir relacionamentos com vínculos firmes e duradouros. 

Câncer: 21 de junho a 22 de julho

Câncer é o primeiro signo de água, regido pela Lua e, como seu luminar regente, é totalmente instável e pode viver as quatro fases lunares em um só dia. Extremamente sensíveis e absolutamente emocionais, as pessoas desse signo sabem construir vínculos afetivos profundos e duradouros, pois precisam sentir-se emocionalmente seguras em seus relacionamentos. Costumam manter as amizades por toda a vida, são aquelas pessoas que com 50 anos ainda enviam presentes à melhor amiga dos primeiros anos de escola. As pessoas desse signo costumam ser fortes, apesar de mostrarem uma certa fragilidade, são ligadas à segurança que a estrutura familiar traz a elas e, muitas vezes, extremamente ligadas ao trabalho e à carreira. As mulheres costumam ser matriarcas, ou ao menos tentam. Já os homens costumam ser extremamente dependentes e vivem em busca de uma parceria duradoura. Amam a maternidade e a paternidade e dificilmente passam pela vida sem ter filhos, mesmo que decidam não casar. 

Leão: 23 de julho a 22 de agosto

Leão é o segundo signo pertencente à trilogia do fogo e representa a chama. As pessoas de Leão são apaixonadas, possuem um ar de nobreza natural e gostam de ser admiradas e apreciadas. São regidos pelo Sol, o centro do Universo, e trazem em si as características de seu luminar regente. Leoninos e leoninas não vivem sem uma boa paixão, precisam sentir o calor no coração. Podem ser arrogantes, altivos, egocêntricos e adoram um aplauso. Nada discretos, costumam chamar a atenção de todos à sua volta, seja por conta de suas colocações firmes e seguras, de sua altivez ou de sua maneira de se vestir. São entusiasmados, alegres, festivos e festeiros, indiscretos, altivos, nobres e donos da verdade. Possuem uma generosidade natural para com aqueles que amam e, quando amam apaixonadamente, conseguem ser fiéis. Quando a paixão acaba, a chama começa a apagar e isso pode ser um perigo para quem não sabe viver sem aplausos, sem o olhar apaixonado de seu parceiro ou parceira. 

Virgem: 23 de agosto a 22 de setembro

Virgem é o segundo signo de terra, regido por Mercúrio, o deus da comunicação e do conhecimento. Virginianos e virginianas gostam de dinheiro, como todo signo de terra, mas não são escravos dele. Apreciam a segurança que o dinheiro traz e gostam, como bons representantes desse elemento, de um chão firme para pisar. No entanto, possuem um lado aventureiro e amam os esportes radicais na natureza, como o alpinismo, o montanhismo, as trilhas em meio à natureza, o paraquedismo, o bungee jumping, o ciclismo de montanha. o motocross e todo esporte que envolve a natureza e um pouco de perigo. Outra característica comum nas pessoas desse signo é o amor ao conhecimento. Todo virginiano ou virginiana têm uma biblioteca, mesmo que pequena, em sua casa. É um signo que cultiva a humildade, o trabalho do dia a dia, o serviço, a construção da vida tijolo por tijolo. São simples e amam cultivar a simplicidade. Discretos, fechados, reservados, emocionalmente complicados e difíceis de se entregar. A mania de limpeza, que encontramos apenas em algumas pessoas desse signo, tem a ver com o sentido ético, com a limpeza de caráter e da alma, que sempre cultivam.

Libra: 23 de setembro a 22 de outubro

Libra é o segundo signo do elemento ar, regido por Vênus, o planeta do amor e dos relacionamentos. No entanto, diferentemente de Touro, que também é regido por Vênus, não é um signo físico, é um signo em que o amor é compreendido de uma maneira conceitual, no plano das ideias. Libra busca o equilíbrio e a harmonia em tudo o que toca, mas isso não quer dizer que as pessoas desse signo são equilibradas; a balança, símbolo deste signo, sempre pende para um lado e lá vai o libriano ou a libriana tentar equilibrá-la. Alguns autores e eu estou entre eles, consideram Libra um ariano bem educado, que envernizou suas atitudes para serem aceitas socialmente. Aliás, o maior problema das pessoas desse signo é a aceitação, por isso a dificuldade em fazer escolhas, em tomar partido, em pender para um dos lados da balança. Librianos e librianas, são gentis, amáveis, odeiam brigas e mal-entendidos, mas quando perdem a paciência, tornam-se agressivos e até mesmo violentos, mesmo odiando as atitudes e reações violentas. Amam a beleza, o caminho do meio e os ambientes que trazem em si, a marca do equilíbrio.

Escorpião: 23 de outubro a 21 de novembro

Escorpião é o segundo signo de água, também extremamente sensível e profundo, ligado ao mundo emocional. Intensos, são regidos por Plutão, o deus dos infernos pessoais e coletivos. Não existe uma pessoa desse signo que seja superficial, todos trazem em si o contato com as profundezas de seu ser. Sensuais, mas pouco compreendidos, buscam o sexo perfeito, a união de almas e não somente orgasmos. Escorpianos e escorpianas costumam conhecer as entranhas mais difíceis da vida e conseguem sentir um cheiro forte e desagradável em todos os ambientes e pessoas, pois sabem que todos possuímos um inferno particular, um lado sombrio dentro de nós. As pessoas desse signo são desconfiadas, misteriosas, reservadas, discretas, emotivas, afetuosas e conhecidas por seu ciúme, possessividade e necessidade de vingança quando seu orgulho é ferido. São trabalhadores, ligados a dinheiro, leais, fiéis e buscam relacionamentos profundos, significativos, emocionalmente estáveis, apesar da dificuldade e duradouros. Não gostam de mudanças e buscam o autoconhecimento. 

Sagitário: 22 de novembro a 21 de dezembro

Sagitário é o terceiro signo do elemento fogo e representa as cinzas. Regidas por Júpiter, o maior planeta do zodíaco, sagitarianos e sagitarianas costumam ser exagerados, excêntricos, arrogantes, indiscretos, inconvenientes com suas verdades assertivas, aventureiros e amantes do conhecimento. Altivos e agressivos, são representados pelo Centauro, o ser mitológico que é metade homem e metade cavalo. A metade humana está voltada para os temas superiores, que envolvem o Universo e a origem da vida e a parte animal, com a vida mundana e prática. Portanto, Sagitário tem a mente voltada para o alto, para o Universo e os pés bem fincados no chão. São seres conectados à espiritualidade, ao aprendizado superior que envolve a origem e o sentido da vida, pois enquanto as pessoas desse signo não encontram um sentido para a própria vida, vivem perdidos, sem a certeza de absolutamente nada, sem saberem quem são e o que querem, tanto na vida pessoal quanto na profissional. 

Capricórnio: 22 de dezembro a 20 de janeiro

Capricórnio é o terceiro signo do elemento terra e como os outros três, busca por segurança no mundo. Regidos por Saturno, um planeta de carma e provações, costumam ser sérios e responsáveis, tanto na vida prática quanto na emocional. As pessoas desse signo são estáveis,  buscam por um lugar ao Sol e possuem enorme determinação e capacidade de construir a vida tijolo por tijolo. Aliás, todos os signos de terra possuem essa paciência natural de esperar que as coisas aconteçam em seu próprio tempo. Capricornianos e capricornianas são ambiciosos, materialistas, amam o poder e o dinheiro, buscam a cada dia subir um degrau a mais em seu caminho ao topo da montanha da vida. Constroem estruturas, na vida social e na pessoal. São ligados ao passado, à família, ao casamento tradicional, ao trabalho, à carreira e a tudo o que possa lhes trazer estruturas firmes e confiáveis. No geral, são pessoas confiáveis, tanto como parceiros amorosos quanto nos negócios. O mundo empresarial e executivo está carregado de pessoas desse signo.

Aquário: 21 de janeiro a 18 de fevereiro

Aquário é o terceiro signo de ar, regido por Urano, o planeta da liberdade e da rebeldia. O aquariano ou aquariana típico deve estar à frente de seu tempo nas ideias, na maneira que se veste e que vive sua vida. Com uma inteligência acima da média, as pessoas desse signo costumam ser extremamente estudiosas e curiosas, o que as leva a entender um pouco sobre todos os assuntos. Aquarianos são sociáveis, interessados, inteligentes, agitados, ansiosos, impulsivos e emocionalmente frios. Odeiam manifestações emocionais intensas. Não sabem, de fato, como nadar nas águas das emoções. As pessoas desse signo são agitadas e não costumam fazer vínculos com muita facilidade e por isso costumam fugir dos compromissos nos relacionamentos. Mas acabam se unindo a alguém, até se casam, mas a vida emocional costuma ser bastante complicada. Odeiam ser controlados e não sabem conviver com pessoas ciumentas, possessivas e cobradoras. Muitas vezes são irresponsáveis com seus relacionamentos, pois sentem imensa dificuldade de empatia. 

Peixes: 19 de fevereiro a 20 de março

Peixes é o terceiro signo de água, regido por Netuno, o deus dos oceanos. Junto com Câncer é, sem sombra de dúvidas, o signo mais sensível do zodíaco. A maioria das pessoas desse signo possui imensa dificuldade em se ajustar no mundo. Costuma colocar as questões humanas à frente de tudo, por isso tem imensa dificuldade em se adaptar ao sistema. Piscianos e piscianas possuem um radar próprio para detectar as energias invisíveis. São bastante espiritualistas, ligados às questões ocultas do mundo. As pessoas de Peixes são intensas, amorosas, bondosas, generosas, emotivas, dependentes, criam vínculos facilmente, empáticas e costumam mergulhar fundo em seu mundo emocional, desencadeando, frequentemente, algum sofrimento. Peixes é um signo de sofrimento, pois, na maioria das vezes, não consegue manter um equilíbrio saudável das emoções. Piscianos e piscianas precisam de relacionamentos estáveis para que possam sentir-se seguros no mundo.