Horóscopo

Quais planetas ficam retrógrados em 2023 e como impactam no dia a dia

O novo ano se aproxima. Quer se preparar para ele? Andre Mantovanni lista abaixo quais os planetas estarão retrógrados em 2023 e como eles vão impactar o dia a dia; confira:

Por André Mantovanni

Quais planetas ficam retrógrados em 2023 e como impactam no dia a dia
Quais planetas ficam retrógrados em 2023 e como impactam no dia a dia
Envato Elements

De uma perspectiva astronômica, a retrogradação de um planeta ocorre quando ele parece estar se movendo para trás. Os planetas não desaceleram, param e mudam de direção. Eles só parecem estar fazendo isso com base em sua velocidade e distância da Terra. No período dos 12 meses de 2023, enfrentaremos a retrogradação de oito planetas: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. 

Na verdade, todos os planetas do nosso sistema solar ficam retrógrados em algum momento durante o ano. E o que essa retrogradação significa? Astrologicamente, todos ativam o desejo de mergulhar em nosso passado. As maiores diferenças entre as suas retrogradações são o tempo que duram, a frequência com que ocorrem e quais áreas da vida influenciam. E prepare-se: já iniciaremos um novo ano com três planetas retrógrados. 

Veja as datas das retrogradações dos planetas em 2023 e se prepare para o próximo ano:


Urano

  • De 24/08/2022 a 22/01/2023
  • De 28/08/2023 a 27/01/2024


Urano, o revolucionário que quebra os padrões do zodíaco, passa cerca de 22 semanas retrogradando. Durante a sua retrogradação, a nossa rebeldia tira uma soneca, acalmando nossas necessidades de liberdade, mudança e caos. Este é um ótimo momento para procurarmos novos caminhos para realizar as intenções mais antigas, usando a energia de Urano para pensar criativamente e sair da caixa. Urano, mesmo adormecido, ainda é um agente de mudanças, apenas mais sútil.

Marte

  • De 30/10/2022 até 12/01/2023


O planeta que rege a energia física, o impulso de ação e o desejo sexual fica retrógrado a cada dois anos por cerca de dois meses e meio de cada vez. Durante Marte retrógrado, buscamos novas maneiras de canalizar a energia de maneira produtiva e prazerosa. No entanto, quaisquer problemas com os quais estejamos lutando – em relação à capacidade de fazer as coisas acontecerem por si mesmo –, sem dúvida, surgirão. O objetivo nessa fase é encarar os problemas de frente e enfrentá-los de uma vez por todas. Quando Marte voltar ao seu movimento direto, estaremos mais focados do que nunca.

Mercúrio

  • De 29/12/2022 a 18/01/2023
  • De 21/04/2023 a 15/05/2023
  • De 23/08/2023 a 15/09/2023
  • De 13/12/2023 a 02/01/2024


O planeta mais próximo do Sol, Mercúrio retrograda de três a quatro vezes por ano. As suas retrogradações servem como um check-up trimestral para avaliarmos como nos comunicamos, como podemos ser mais eficientes em suas tarefas diárias e com que eficácia estamos marchando em direção aos nossos objetivos na vida. Cada retrogradação dura três semanas, durante as quais é altamente improvável progredir em novos empreendimentos. Este não é o momento de começar nada novo e isso vale para quaisquer novas estratégias, hobbies, projetos, relacionamentos ou negócios. Durante o Mercúrio retrógrado, aproveitaremos melhor as energias reavaliando e melhorando apenas as estruturas existentes.

Plutão

  • 01/05/2023 a 10/10/2023


Plutão passa quase metade do ano retrógrado com uma média de 186 dias retrocedendo no céu. Quando Plutão está retrógrado, nos incita a avaliar nossa relação com o poder. Você está assumindo o seu poder ou escondendo-se dele? Você está usando seu poder de uma maneira que está prejudicando os outros? Você está sendo dominado pelos outros? Esses e outros questionamentos costumam nos rodear durante o período retrógrado de Plutão. É momento de refletir e fazer os devidos ajustes. 

Saturno

  • 17/06/2023 a 04/11/2023


Saturno retrograda por cerca de 1/3 de cada ano, passando uma média de 20 semanas se movendo para trás. Saturno, o executor de tarefas e o professor do zodíaco, é inflexível em nos manter na linha, quando o planeta está direto. Saturno quer que alcancemos nossos objetivos, vivamos uma vida equilibrada e saudável, e trabalhemos duro. Se não estamos vivendo de acordo com os padrões de Saturno, este planeta não tem problemas em nos cobrar. Quando Saturno fica retrógrado, podemos ter a sensação de que estamos parados, estagnados ou limitados. A ideia de que não estamos progredindo pode nos trazer alguma frustração.  Nessa fase, é preciso multiplicar os esforços para atingir os objetivos. É também um momento de revisão de nossa carreira, responsabilidades e limites. 

Netuno

  • 30/06/2023 a 06/12/2023


Netuno passa cerca de 23 semanas por ano desestabilizando a nossa percepção da realidade. Quando retrógrado, Netuno pretende nos ensinar sobre como nos enganamos, reprimimos nossos próprios medos, administramos nossas ansiedades e lidamos com os apegos. Netuno retrógrado nos dá a oportunidade de nos vermos de outra perspectiva. É momento de fincar bem os pés no chão e encarar a realidade da forma como ela se apresenta, evitando cair em armadilhas. 

Vênus

  • De 22/07/2023 a 03/09/2023


Conhecido como o planeta do amor e do dinheiro, Vênus fica retrógrado aproximadamente a cada 18 meses, durante seis semanas, na média. Quando Vênus fica retrógrado, nos encoraja a reavaliarmos as nossas vidas amorosas, identificando antigos problemas de relacionamento que achávamos que estavam resolvidos. Podemos também precisar rever o orçamento e melhorá-lo para torná-lo mais eficiente. Vênus retrógrado nos ajuda a repensar os nossos valores e a forma como honramos os nossos desejos. 

Júpiter

  • 04/09/2023 a 30/12/2023


O grande benéfico Júpiter retrograda cerca de 1/3 de cada ano, com média de 120 dias retrógrados anualmente. Sendo um planeta benfeitor, traz expansão em qualquer lugar do mapa em que esteja. Indiscutivelmente, Júpiter é uma das retrogradações mais suaves que experimentamos. O objetivo com Júpiter retrógrado é ter certeza de que não ficamos preguiçosos com toda a bondade que o planeta traz para nossas vidas. Esse retrocesso serve como um lembrete de que precisamos fazer o trabalho para alcançar nossos sonhos. Devemos aproveitar o período de Júpiter retrógrado como um momento para lidar com a nossa complacência, identificando áreas em que poderíamos estar trabalhando um pouco mais.

Tópicos relacionados