Band Minas

Moradores de ocupação fecham BR-262 durante manifesto em Betim

Isabella Alvim*

Manifesto aconteceu na manhã desta segunda
Manifesto aconteceu na manhã desta segunda
Reprodução / Redes Sociais

Moradores da ocupação Pingo D’água, em Betim, região Metropolitana de Belo Horizonte, bloquearam a BR-262, na manhã desta segunda-feira (15), durante manifestação para impedir o despejo de 136 famílias.

Esta é a terceira vez que os manifestantes fecham a BR para exigir que a Câmara Municipal derrube o veto do prefeito Vitório Medioli, que torna a área da ocupação de interesse social.

Segundo eles, o prefeito trata as famílias da ocupação com desprezo, e em uma live nas redes sociais ele os chamou de “povinho chato”. Além disso, eles comparam a administração de Betim com a de Contagem, em que a prefeita Marília Campos regularizou uma ocupação.

Ainda conforme os moradores, caso o despejo aconteça, eles vão ocupar a prefeitura, Câmara Municipal e ruas pela regularização das famílias na ocupação.

Em nota, a prefeitura de Betim informa que a ocupação está na área privada do bairro pertencente à construtora MRV, que moveu o processo de reintegração de posse no qual o município não faz parte. A prefeitura ressalta que dois representantes do grupo afirmaram que as famílias tinham interesse em permanecer na área e estavam dispostas a pagar por isso, mas depois acabaram desistindo.

Em uma reunião realizada em junho, a MRV não ofereceu nenhuma proposta para solucionar o problema.

A Prefeitura de Betim ainda afirma que propôs o reassentamento das famílias em área institucional, a ser adiantada em doação pela MRV, para os ocupantes construírem as casas.

Uma nova reunião está sendo agendada entre as partes e o Ministério Público.

*Sob supervisão de Mábila Soares

Tópicos relacionados