Notícias

Ceagesp registra crescimento de 10,7% nas vendas em comparação ao pior mês da pandemia

A Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) registrou crescimento de 10,7% nas vendas em comparação ao pior mês da pandemia

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

Ceagesp registra crescimento de 10,7% nas vendas em comparação ao pior mês da pandemia
Ceagesp registra crescimento de 10,7% nas vendas em comparação ao pior mês da pandemia
NILTON FUKUDA/ESTADÃO CONTEÚDO

A Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) registrou crescimento de 10,7% nas vendas em comparação ao pior mês da pandemia. As informações são do repórter Lucas Herrero, da Rádio Bandeirantes.

INSCREVA-SE NO CANAL BAND JORNALISMO NO YOUTUBE E RECEBA O MELHOR CONTEÚDO QUANDO E ONDE QUISER

Em junho, o maior entreposto de alimentos da América Latina comercializou 249 mil toneladas, 24 mil a mais do que em abril. Inclusive, o desempenho foi 5 mil toneladas melhor do que junho do ano passado.

De acordo com a administração, o aumento no consumo ocorre por causa da reabertura de alguns segmentos, porém, os efeitos da quarentena são claros no consolidado do primeiro semestre.

A Ceagesp movimentou R$ 790 milhões a menos de janeiro a junho em relação aos mesmos seis meses do ano passado e essa perda reflete nas condições dos trabalhadores do local.

Alguns dizem ter perdido cerca de um terço do lucro e que até agora só recuperaram cerca de 5%, até porque os prejuízos da enchente de fevereiro ainda são sentidos.

Segundo o diretor da Associação dos Permissionários (Apesp), Luiz Paim, que também é produtor de frutas há mais de 40 anos no entreposto, muitos estão com problemas para pagar o salário dos funcionários.

"Está muito ruim. Inclusive, tem muitos comerciantes que não estão pagando seus aluguéis em dia devido a esses dois choques que nós tivemos: a enchente e logo em seguida a pandemia. Então, de janeiro para cá, a gente teve um aumento de custo de cerca de 30%. O mercado aí fora renegociou aluguéis, baixou preços, deu descontos, enquanto a Ceagesp andou na contramão. Veio um aumento de custo para gente", disse Paim.

Preços

Houve um aumento de 4% nos preços em junho, impulsionado por frutas, legumes e verduras. Analisando o semestre como um todo, ainda existe um cenário de queda de 2% nos valores.

A expectativa da Ceagesp é que com a ampliação dos horários de funcionamento de bares e restaurantes, os preços devem continuar subindo por causa do aumento da demanda.

Doação de alimentos

Pelo menos, a redução nas vendas nos últimos meses fez com que mais alimentos fossem doados. 335 toneladas foram arrecadadas, auxiliando mais de um milhão e meio de pessoas.

Entre junho e julho, houve um aumento de 35% no estoque do Banco de Alimentos da Ceagesp em comparação aos mesmos meses de 2019.

Mais notícias

Carregar mais