Notícias

Anvisa determina recolhimento de lotes da Häagen-Dazs por substância cancerígena

Lotes do sabor baunilha com validade entre 7/7/2022 e 18/7/2023 estão sendo recolhidos em nível global

Da redação, com Agência Brasil

Lotes em questão estão sendo recolhidos em nível global
Lotes em questão estão sendo recolhidos em nível global
Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que a empresa General Mills Brasil Alimentos recolha os lotes de sorvete sabor baunilha da marca Häagen-Dazs com validade entre 7/7/2022 e 18/7/2023 após identificação de uma substância cancerígena.

O órgão sanitário informou que os lotes em questão, importados da França e comercializados em potes de 415 gramas, estão sendo recolhidos em nível global devido à presença da substância 2-cloroetanol no ingrediente utilizado na fabricação do sorvete para conferir o sabor baunilha. 

Segundo a Anvisa, não há restrições de comercialização e uso dos demais sabores de sorvetes Häagen-Dazs.

Por meio de nota, a empresa confirmou que foi identificado, no aroma natural de baunilha, a presença de traços de 2-cloroetanol, que pode estar associado ao óxido de etileno, substância com propriedades carcinogênicas (que podem causar câncer) e mutagênicas (que podem causar alterações capazes de provocar danos às células humanas).

A orientação ao consumidor que tenha adquirido o sorvete de baunilha com as datas de validade citadas é não consumir o produto, guardar a embalagem e entrar em contato com a empresa General Mills para esclarecimentos, troca ou reembolso.

A empresa reforçou que todos os outros sabores e produtos Häagen-Dazs não foram afetados pelo recolhimento e podem ser consumidos normalmente.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais