Notícias

Em aceno a gamers, Bolsonaro anuncia nova redução de IPI para jogos eletrônicos

Governo já havia publicado decreto com redução de IPI sobre videogames

Narley Resende

De olho no eleitorado "gamer", o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta quinta-feira (16) uma redução de impostos de importação para videogames, consoles e seus acessórios. 

Segundo o presidente, a partir de 1º de julho, a alíquota de partes e acessórios dos consoles e das máquinas de videogame cairá de 16% para 12%. 

No caso de videogames com telas incorporadas (portáteis ou não) e suas partes, a alíquota será zerada. Antes da medida, a alíquota era de 16%. 

Jogos

Em agosto do ano passado, o presidente editou um decreto reduzindo IPI de jogos eletrônicos e acessórios. 

A medida efetiva a redução das alíquotas do IPI de 30% para 20% para consoles e máquinas de jogos de vídeo. No caso de partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela, a redução será de 22% para 12%. 

Abrange ainda máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes, passando de 6% para zero. No início do governo, essas alíquotas eram de 50%, 40% e 20% respectivamente.

A medida, de acordo com a Secretaria Geral da Presidência da República, tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento do segmento no país. 

Essa é a terceira redução de impostos no setor de jogos eletrônicos desde o início do governo. Em dois decretos anteriores, em 2019 e 2020, Bolsonaro já havia reduzido as tarifas.  

O governo informou que essa desoneração implicará uma redução de arrecadação de R$ 82,9 milhões em 2021. Para 2022, a estimativa da redução de tributação é de R$ 119,5 milhões. Como se trata de decreto, não precisa ser aprovada pelo Legislativo e entrará em vigor imediatamente.

População gamer

Um levantamento da Kantar IBOPE Media aponta que o Brasil é o sexto país com a maior média diária de tempo de jogo entre jogadores do mundo. 

O Data Stories, publicação mensal da empresa que realizou a pesquisa ainda mostra que o Brasil ocupa a 15ª posição no ranking mundial de gamers.

No país, mais de 81% da população conta com acesso à internet, sem a qual seria impossível se conectar com outros jogadores online.

Segundo estudo da empresa NordVPN, das 91 horas que o brasileiro passa na internet toda semana, 3 horas e 53 minutos são dedicadas a games jogados em rede, a exemplo do Fortnite. 

Em relação aos hábitos do brasileiro no mundo virtual, a pesquisa indicou que a nossa população entra online às 8h33 e sai da internet às 22h13, aproximadamente, em média.

Tópicos relacionados

  • Jair Bolsonaro

Mais notícias

Carregar mais