Notícias

Enem 2021: Estudante passa por debaixo de portão para fazer prova; veja as imagens

O candidato precisou se arrastar para conseguir realizar o exame neste último domingo (21)

Rodrigo Hidalgo, no Bora Brasil

Um estudante conseguiu, por muito pouco, entrar em uma escola para fazer o Enem. Ele precisou se arrastar para conseguir realizar a prova neste último domingo (21).  O caso aconteceu em uma universidade de Cuiabá. 

No primeiro dia de provas foram 90 questões de múltipla escolha divididas entre linguagens, ciências humanas e redação, que nesse ano, teve como tema: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".

Mais de três milhões de pessoas se inscreveram para essa edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o menor número dos últimos 16 anos. O corte na gratuidade para quem faltou no ano passado afastou os estudantes pobres. Outros problemas estão ligados às dificuldades e a qualidade do ensino remoto durante a pandemia.

Segundo dados preliminares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), divulgados neste domingo (21), revelam que 26% dos estudantes inscritos não compareceram aos locais de prova

Polêmicas

O exame também acontece em meio a denúncias de tentativa de interferência do governo sobre questões da prova e crise com servidores do Inep, órgão responsável pelo teste. O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu abrir um procedimento para apurar a possível interferência. 

Na decisão, Rebello afirma que não há provas suficientes para determinar o afastamento e que a medida neste momento poderia prejudicar a aplicação do Enem, já que o Inep é responsável pela elaboração do exame.

No começo do mês, 37 servidores do Inep pediram para deixar os cargos, alegando pressão do governo para que fossem feitas mudanças nas provas.

O pedido de afastamento foi feito pela Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e pelo Instituto Campanha Nacional Pelo Direito à Educação.

Edição 2021

No próximo domingo (26), os inscritos farão a segunda prova do Enem, que contará com questões de ciências da natureza e matemática. Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante.

Tópicos relacionados