Notícias

Governo publica MP que autoriza importação de até 1 milhão de toneladas de arroz

MP permite a compra do arroz beneficiado ou em casca, por meio de leilões públicos a preço de mercado. O RS é o maior produtor de arroz do país

Da Redação

Plantação destruída pelas enchentes em Guaíba, no Rio Grande do Sul
Plantação destruída pelas enchentes em Guaíba, no Rio Grande do Sul
REUTERS/Amanda Perobelli

O governo federal publicou uma medida provisória (MP) que autoriza a importação de até um milhão de toneladas de arroz Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em caráter emergencial devido às enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, maior produtor brasileiro do grão. 

O decreto, publicado no Diário Oficial da União, já está em vigor e é válido para 2024. A MP permite a compra do arroz beneficiado ou em casca, por meio de leilões públicos a preço de mercado. 

“Os estoques serão destinados, preferencialmente, à venda para pequenos varejistas das regiões metropolitanas, dispensada a utilização de leilões em bolsas de mercadorias ou licitação pública para venda direta”, diz trecho da Medida Provisória. 

Os Ministérios de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Agricultura e Pecuária e a Fazenda definirão, mediante proposta da Conab, a quantidade de arroz a ser adquirida e os limites e as condições da venda do produto adquirido, incluída a possibilidade de deságio.

Durante entrevista para a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) na terça-feira (7), Lula levantou a possibilidade do país precisar importar arroz e feijão para equilibrar a produção e conter o aumento dos preços.

Tópicos relacionados