Notícias

Haiti: 15 mil pessoas saíram de casa devido a onda de violência

Gangues armadas estão no controle de cerca de 80% da capital do país, Porto Príncipe

Por Beatriz Ferrete

Violência no país iniciou há cerca de um mês quando quase 4 mil presos foram libertos
Violência no país iniciou há cerca de um mês quando quase 4 mil presos foram libertos
Reuters/Ralph Tedy Erol/File Photo

A crise de segurança no Haiti causa transtorno e caos para a população. Mais de 15 mil pessoas foram forçadas a sair de suas casas por causa da onda de violência que o país vem enfrentando.

As gangues armadas estão controlando cerca de 80% da capital Porto Príncipe. Essas ações estão se aproximando das áreas onde há as embaixadas na capital haitiana.

A escalada de violência no país começou há cerca de um mês quando as gangues armadas invadiram duas penitenciárias e libertaram quase 4 mil detentos, que continuam nas ruas provocando sequestros, ataques armados e mortes.

Os criminosos invadiram dois bairros da capital e mataram ao menos 14 pessoas nesta segunda-feira (18). Os corpos das vítimas foram largados no meio das ruas.

O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, renunciou ao cargo por pressão de gangues, na última semana. Henry não está no país e aguarda uma decisão - a formação de um comitê de transição no governo. Ele segue na posição de forma interina até que essa comissão seja formada para futuramente ter novas eleições.

Tópicos relacionados